Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias

Autores

  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte ”“ IFRN
  • Beliza Áurea de Arruda Mello Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.620

Palavras-chave:

Letramento;, Memória;, Oralidade;, Educação de adultos;, Etnografia;, Cultura

Resumo

No campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.

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Biografia do Autor

Lucrécio Araújo de Sá Júnior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte ”“ IFRN

Professor Doutor, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus João Câmara

Beliza Áurea de Arruda Mello, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Doutora, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Sá Júnior, L. A. de, & Mello, B. Áurea de A. (2011). Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 47–55. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.620

Edição

Seção

Artigos