Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias

Authors

  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte ”“ IFRN
  • Beliza Áurea de Arruda Mello Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.620

Keywords:

Letramento;, Memória;, Oralidade;, Educação de adultos;, Etnografia;, Cultura

Abstract

No campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucrécio Araújo de Sá Júnior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte ”“ IFRN

Professor Doutor, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus João Câmara

Beliza Áurea de Arruda Mello, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Doutora, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

References

BOSI, Ecléa. Memória & sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: EDUSP, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas.Rio de Janeiro: LTC, 1989.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas; União da Vitória: Kaygangue, 2005.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica. UERJ, 2001.

PINTO-CORREIA, João D. Os géneros da literatura oral tradicional:contributo para a sua classificação. Revista Internacional de Língua Portuguesa. Lisboa, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Published

2011-09-13

How to Cite

Sá Júnior, L. A. de, & Mello, B. Áurea de A. (2011). Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 47–55. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.620

Issue

Section

Artigos