Os efeitos de técnicas implícitas e explícitas no desenvolvimento da sensibilidade à variação linguística em aprendizes de italiano/LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.38792

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, Técnicas implícitas, Variação linguística, Ensino de italiano, Técnicas explícitas

Resumo

A dicotomia entre ensino implícito e explícito é amplamente utilizada no âmbito da Linguística Aplicada (GAUTHIER; BISSONNETTE; RICHARD, 2014; FREITAS, 2014; ELLIS, 2009; NORRIS; ORTEGA, 2000; DOUGHTY; WILLIAMS, 1998), porém, no Brasil, ainda é pouco explorada. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma investigação empírica que teve como foco analisar os efeitos da adoção de técnicas implícitas e explícitas sobre o desenvolvimento de sensibilidade sociolinguística em aprendizes de italiano. Como procedimento metodológico, foi feita uma coleta de dados em dois grupos de alunos – um que recebeu instrução implícita e outro, explícita – em dois momentos distintos: antes e depois de tratamento didático. Nessas ocasiões, os alunos realizaram testes nos quais deviam identificar a variedade linguística em excertos de gêneros textuais autênticos, oferecendo justificativas para as escolhas. O confronto dos resultados nesses dois momentos mostrou que o grupo implícito acertou mais, todavia reconheceu uma quantidade menor de fenômenos marcados sociolinguisticamente, enquanto o grupo explícito acertou menos que o grupo implícito, mas reconheceu uma quantidade maior de fenômenos linguísticos associados às variáveis, o que permite avançar a hipótese de que ambos os tipos de instrução desenvolveram a competência sociolinguística, ainda que a de tipo explícito tenha sido aquela que gerou maior impacto na capacidade de observação das variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, J. R. Acquisition of cognitive skill. Psychological Review, v. 89, n. 4, p. 369-406, 1982.

BERRUTO, G. Sociolinguistica dell’italiano contemporaneo. Roma: Carocci, 1987.

CAVALCANTI, R. J. S. O ensino da argumentação: uma experiência didática com o artigo de opinião no curso de Letras. 2010. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.

CORTELAZZO, M. Italiano d’oggi. Padova: Esedra, 2000.

D’ACHILLE, P. L’italiano contemporaneo. Bologna: Mulino, 2006.

DEKEYSER, R. Beyond focus on form: cognitive perspectives on learning and practicing second language grammar. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in second language acquisition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998. p. 42-63.

DEKEYSER, R. Implicit and explicit learning. In: DOUGHTY, C.; LONG, M. (Ed.). Handbook of second language acquisition. Malden, MA: Blackwell, 2003. p. 313-349.

DEKEYSER, R. Introduction: situating the concept of practice. In: ______. (Ed.). Practice in a second language: perspectives from applied Linguistics and Cognitive Psychology. New York: Cambridge University Press, 2007. p. 1-18.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Focus on form in classroom second language acquisition. New York: Cambridge University Press, 1998.

ELLIS, R. Teaching and research: options in grammar teaching. Tesol Quarterly, v. 32, n. 1, p. 39-60, 1998.

ELLIS, R. Implicit and explicit learning, knowledge and instruction. In: ______. et al. (Ed.). Implicit and explicit knowledge in second language learning, testing and teaching. Bristol/Buffalo, NY; Toronto: Multilingual Matters, 2009. p. 11-48.

FRANGIOTTI, G. A competência sociolinguística em italiano: da análise de dados de falantes nativos ao ensino implícito e explícito para brasileiros. 2019. 474f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

FREITAS, P. G. Os efeitos de duas estratégias de ensino, uma implícita e outra explícita, na aprendizagem do presente e do passato prossimo do italiano como língua estrangeira. 2014. 336f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HOUSEN, A.; PIERRARD, M. Investigations in instructed second language acquisition. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2005.

KRASHEN, S. D. Individual variation in the use of the Monitor. In: RITCHIE, W. (Ed.). Principles of second language learning. New York: Academic Press, 1978. p. 175-183.

KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. London: Pergamon, 1982.

KRASHEN, S. D. Applying the comprehension hypothesis: some suggestions. In: 13TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM AND BOOK FAIR ON LANGUAGE TEACHING, 2004, Taipei. Taipei: English Teachers Association of the Republic of China. Disponível em: http://www.sdkrashen.com/content/articles/eta_paper.pdf. Acesso em: 22 set. 2016.

LYSTER, R.; RANTA, L. Corrective feedback and learner uptake: negotiation of form in communicative classrooms. Studies in Second Language Acquisition, v. 20, p. 37-66, 1997.

NARDELI, I. C. O processo de aquisição/aprendizagem de passato prossimo e imperfetto por aprendizes brasileiros em contexto de instrução formal. 2012. 172f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

NASCIMENTO, D. M. O papel da instrução – explícita e implícita – no ensino/aprendizagem de locuções verbais em inglês. 2009. 110f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

NORRIS, J.; ORTEGA, L. Effectiveness of L2 instruction: a research synthesis and quantitative meta-analysis. Language Learning, v. 50, p. 417-528, 2000.

NUZZO, E.; GRASSI, R. Input, output e interazione nell’insegnamento delle lingue. Torino: Bonacci, 2016.

PREUSS, E. M. A interface entre os conhecimentos implícito e explícito: um estudo baseado no se – operador aspectual como delimitador em espanhol. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2005.

SABATINI, F. La comunicazione e gli usi della lingua: pratica, analisi e storia della lingua italiana.Torino: Loescher, 1984.

SABATINI, F. L“italiano dell’uso medio”: una realtà tra le varietà linguistiche italiane. In: HOLTUS, G.; RADTKE, E. (Org.). Gesprochenes Italienisch in Geschichte und Gegenwart. Alemanha: Gunter Narr Verlag Tübingen, 1985. p. 154-184.

SALERNO, D. O. Os níveis de explicitação na aprendizagem da sintaxe do inglês por alunos brasileiros. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SANTIPOLO, M. Dalla sociolinguística alla glottodidattica. Torino: UTET Università, 2006.

SANTOS, J. dos. Personal narratives: a didactic experience of writing in English under implicit and explicit instruction. 2009. 190f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.

SCAFFARO, A. P. O uso de atividades de contar histórias como recurso na retenção de vocabulário novo na língua inglesa com crianças na fase pré-escolar. 2006. 150f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

SCHMIDT, R; FROTA, S. Developing basic conversational ability in a second language: a case study of an adult learner of Portuguese. In: DAY, R. (Ed.). Talking to learn: conversation in second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1986. p. 237-326.

SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, v. 11, n. 2, p. 129-158, 1990.

SCHMIDT, R. Awareness and second language acquisition. Annual Review of Applied Linguistics, v. 13, p. 206-226, 1993.

SCHMIDT, R. Deconstructing consciousness in search of useful definitions for Applied Linguistics. Alfa Review, v. 11, p. 11-26, 1994.

SOUZA, A. A. F. de. O tratamento do erro na produção oral de aprendizes brasileiros de italiano. 2013. 220f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SOUZA, P. N. de. O uso da hipermídia para o ensino e a aquisição lexical no contexto de leitura em língua estrangeira. 2004. 317f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

VAN PATTEN, B. (Ed.). Processing instruction: theory, research, and commentary. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004.

VERONEZI, A. M. Estudo sobre aquisição de vocabulário no ensino médio através de intervenções didáticas em sala de aula. 2019. 145f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

VIDAL, R. Ensino-aprendizagem do foco na forma: retorno ou recomeço? Especialist, v. 28, n. 2, p. 159-184, 2007.

XAVIER, R. P. Metodologia do ensino de inglês. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.

WONG, W. The nature of processing instruction. In: VAN PATTERN, B. (Ed.). Processing instruction: theory, research, and commentary. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004. p. 33-63.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

Frangiotti, G. A. . (2022). Os efeitos de técnicas implícitas e explícitas no desenvolvimento da sensibilidade à variação linguística em aprendizes de italiano/LE. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.38792

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.