Letramentos em cursos de Licenciatura em Educação do Campo: uma análise de discursos

Autores

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1463

Palavras-chave:

Letramento;, Discurso;, Práticas;, Educação do campo

Resumo

Resumo

Este trabalho busca analisar algumas práticas de letramento realizadas em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, relatadas em artigos que compõem as obras: Educação do Campo (ANTUNES-ROCHA; MARTINS, 2009) e Licenciaturas em Educação do Campo (MOLINA; SÁ, 2011). Dada a recente inclusão desse público pela universidade, faz-se necessária uma revisão sobre o assunto, incentivando-se uma reflexão sobre a orientação das práticas de letramento na formação de professores para o campo. A análise feita por alguns conceitos da teoria Semiótica Francesa e do Letramento mostra uma tentativa de soma os aspectos “tradicionais” a estudos de caráter interdisciplinar. Valorizam-se temas e figuras de ajustamento ideológico e educacional à realidade do campo. Nas atividades didáticas relatadas fica evidenciada a reivindicação de maior inclusão social, o que se busca com a proposição de diferentes temáticas próprias do campo, relacionadas a conteúdos de várias áreas, em um percurso do oral para o escrito.

Palavras-chave: Letramento. Discurso. Práticas. Educação do campo.

 

Abstract

This work seeks to analyze some literacy practices held in Courses of Land-related Education, reported in articles that comprise the works: Land-related Education (ANTUNES-ROCHA; MARTINS, 2009) and Courses of Land-related Education (MOLINA; SÁ, 2011). Given the recent inclusion of this public by the university, it is necessary a revision about the subject, encouraging a reflection on the orientation of literacy practices in teacher training for the field. The analysis made by some French Semiotics theory concepts and Literacy shows an attempt adds the "traditional" aspects to interdisciplinary studies. There is a valuation of themes and figures of ideological and educational adjustment to the reality of the field. In reported didactic activities is evidenced claim greater social inclusion, what is sought with the proposition of different thematic own field, related to content from various areas, on a route from oral to written.

Keywords: Literacy. Discourse. Practices. Land-related Education.

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Biografia do Autor

Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É doutora em Letras pela USP. Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. É professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculada ao curso Licenciatura em Educação do Campo. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. Coordena o evento online Evidosol/Ciltec-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2010. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652) e dos Anais do Evidosol/Ciltec-online (ISSN 2317-0239). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Educação do Campo, Cultura Livre, Leitura e Produção de textos, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

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Publicado

2017-03-07

Como Citar

Pereira, D. R. M. (2017). Letramentos em cursos de Licenciatura em Educação do Campo: uma análise de discursos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1463

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