A relação da língua portuguesa com a língua espanhola (peninsular e latino-americana): reflexos em livros didáticos

Autores

  • Sérgio Flores Pedroso UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1311

Palavras-chave:

Linguística Aplicada;, História;, Espanhol Língua Estrangeira;, Livro Didático;, Currículo

Resumo

Neste trabalho faz-se um rápido percurso pela história da relação da língua portuguesa com a língua espanhola, após a sua constituição como línguas oficiais de Estados nacionais, pontuando marcos cujos efeitos se estendem até a atualidade no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Visando ao público dos cursos de formação de professores ”“planejadores de currículos e programas, professores e formandos”“, pretende-se, por meio de uma perspectiva que ressalta o funcionamento da ideologia e das relações de poder materializadas na política, apresentar subsídios para a compreensão do que influência a abordagem do espanhol como língua estrangeira em função do seu ensino e, dentro deste, o livro didático.

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Biografia do Autor

Sérgio Flores Pedroso, UFMT

Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, locado no Departamento de Letras e professor do Mestrado em Estudos de Linguagens.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

Pedroso, S. F. (2014). A relação da língua portuguesa com a língua espanhola (peninsular e latino-americana): reflexos em livros didáticos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1311

Edição

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