A relação da língua portuguesa com a língua espanhola (peninsular e latino-americana): reflexos em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1311Palabras clave:
Linguística Aplicada;, História;, Espanhol Língua Estrangeira;, Livro Didático;, CurrículoResumen
Neste trabalho faz-se um rápido percurso pela história da relação da língua portuguesa com a língua espanhola, após a sua constituição como línguas oficiais de Estados nacionais, pontuando marcos cujos efeitos se estendem até a atualidade no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Visando ao público dos cursos de formação de professores ”“planejadores de currículos e programas, professores e formandos”“, pretende-se, por meio de uma perspectiva que ressalta o funcionamento da ideologia e das relações de poder materializadas na política, apresentar subsídios para a compreensão do que influência a abordagem do espanhol como língua estrangeira em função do seu ensino e, dentro deste, o livro didático.
Descargas
Citas
ALVAREZ MARTÃNEZ, Maria Angeles. El español y el português: aspectos léxicos.CuadernosHispanoamericanos, v. 570,dez. 1997. Disponível em:http://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?tipo_busqueda=EJEMPLAR&revista_busqueda=387&clave_busqueda=16234. Acesso em:12 jul. 2012.
ALVES, Adda N.M.;MELO, Angelica. Mucho (2):español para brasileños.2.ed.São Paulo: Moderna, 2001.
APEESP . Pronunciamento. 15/02/2001.Disponível em: <http://www.apeesp.com.br/web/?p=1113>. Acesso em: 01 ago. 2012.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de "América Latina" em perspectiva histórica.Trad. Érica Cristina de Almeida Alves. EstudosHistóricos,v.22, n.44, Rio de Janeiro, 2009.
CASTRO,Franciscaetalii. Ven:librodelprofesor.Nivelelemental. Madri:Edelsa, GrupoDidascalia, 1995.
CRAVENS, Theodor. Substratum. Theencyclopedia of language and linguistics. v. 1.Oxford: PergamonPress, 1994.p. 4396”“4398.
CUESTA, Pilar V.V. Gramática portuguesa. Madri: Gredos, 1981a.
_______Obilinguismo castelhano-português na época de Camões. Separata dos arquivos do Centro Cultural Português. Paris: Fundação CalousteGulbenkian, 1981b.
_______A língua e a cultura portuguesas no tempo dos Filipes. Lisboa:Publicações Europa-América, 1986.
FONTES, Carlos. Lusotopia.Disponível em: http://lusotopia.no.sapo.pt/ Acesso em:27 jun.2012.
FOUGHT, Carmen. (Ed.). Sociolinguistic variation: critical survey. New York: Oxford University Press, 2004.
LÉVI-STRAUSS,Claude. O olhar distanciado.Lisboa: Ed. 70, 1986.
MATO GROSSO. Orientações curriculares para o ensino fundamental do estado de Mato Grosso. Livro Linguagens. Cuiabá: SECRETARIAde Estado da Educação. 2010.
PEDROSO, Sergio F.Literatura e tradução no ensino de espanhol língua estrangeira.271 p. Tese(Doutorado emLinguística Aplicada)”“Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2003.
RAMA, Ange. A cidade das letras. Trad. Emir Sader. São Paulo:Brasiliense, 1985.
RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dois povos americanos. São Paulo: Companhia das Letras,2007.
RODRIGUES, Fernanda S. C.Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro. 342 p. Tese (Doutorado em Letras) ”“Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-07072010-162106/publico/Tese_Fernanda_S_Castelano_Rodrigues.pdf. Acesso em: 27 jun. 2012.
SARAIVA, José Hermano. História concisa de Portugal. 17. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.