Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês
Beliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53784Palavras-chave:
Crenças, Aprendizes brasileiros de japonês, Descendentes de japoneses, Não descendentes de japoneses, Nível de proficiênciaResumo
Esta pesquisa, com abordagem quantitativa, tem como objetivo investigar as crenças dos aprendizes brasileiros de japonês em relação ao aprendizado e uso do japonês, com foco em sua etnia (nipo-brasileiros ou não) e nível de proficiência em japonês. Os resultados da análise fatorial dos 98 questionários obtidos revelaram a extração de cinco fatores: importância do esforço e consciência no aprendizado de línguas, necessidade de gramática no aprendizado, interesse pelo Japão e intenção de visita, interesse na comunidade nipo-brasileira e relação entre alcançar o nível avançado e a vontade/esforço. Ficou evidente que o interesse pelo Japão e pela comunidade nipo-brasileira, assim como a importância da gramática no aprendizado, são fatores particularmente destacados em suas crenças de aprendizado.
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