Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês

Beliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53784

Palavras-chave:

Crenças, Aprendizes brasileiros de japonês, Descendentes de japoneses, Não descendentes de japoneses, Nível de proficiência

Resumo

Esta pesquisa, com abordagem quantitativa, tem como objetivo investigar as crenças dos aprendizes brasileiros de japonês em relação ao aprendizado e uso do japonês, com foco em sua etnia (nipo-brasileiros ou não) e nível de proficiência em japonês. Os resultados da análise fatorial dos 98 questionários obtidos revelaram a extração de cinco fatores: importância do esforço e consciência no aprendizado de línguas, necessidade de gramática no aprendizado, interesse pelo Japão e intenção de visita, interesse na comunidade nipo-brasileira e relação entre alcançar o nível avançado e a vontade/esforço. Ficou evidente que o interesse pelo Japão e pela comunidade nipo-brasileira, assim como a importância da gramática no aprendizado, são fatores particularmente destacados em suas crenças de aprendizado.

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Biografia do Autor

Yuki Mukai, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2009 e mestre em Letras - Língua Japonesa - pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Realizou um doutorado-sanduíche na área de Estudos do Pacífico e Asiáticos na University of Victoria, Canadá, em 2008. Também concluiu um pós-doutorado na área de Linguística Aplicada, com foco em estudos de crenças sobre o ensino-aprendizagem de japonês como língua estrangeira, na Universidade de Brasília (2010-2011), bem como no Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2013-2014). Atualmente, ocupa a posição de Professor Associado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), além de ser professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA) do mesmo departamento. Também é professor visitante da Universidade Metropolitana de Tóquio desde 2023, onde realiza seu pós-doutorado com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF). Exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) no período de 2019 a 2022, e de coordenador do PGLA no período de 2021-2023. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Linguística Aplicada (ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e crenças de alunos e professores), gramática pedagógica e ensino da língua japonesa como língua estrangeira. É autor do livro “Wa e ga: as partículas gramaticais da língua japonesa” (2ª edição ampliada, Pontes, 2020) e de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Japonesa como língua estrangeira. Lançou o livro “Gramática da língua japonesa para falantes do português” em 2016 (3ª edição, Pontes, 2017).

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Mukai, Y. (2024). Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês: Beliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53784

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Artigos