A Tradução tem o potencial de uma crítica política- Entrevista com Alexis Nouss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36758

Palavras-chave:

Entrevista. Crítica política. Tradução. Alexis Nouss.

Resumo

A entrevista ocorreu por videoconferência em 2 de julho de 2020, em plena pandemia da covid-19. A conversa começa com considerações sobre o momento vivenciado atualmente no mundo e as suas repercussões tanto no ensino, quanto nas relações sociais e intersubjetivas. Alexis Nouss nos relata o seu trabalho na associação AGIR e denuncia as políticas atuais da França relativas ao acolhimento de migrantes, sobretudo em relação à OFPRA[i]. Ele também referencia certos autores que considera fundamentais para uma reflexão sobre a tradução, entre eles Lévinas e Benjamin; e antecipa, toda tradução é uma transformação, uma forma de estar com o outro, de estar ao lado do outro. As reflexões de Alexis nouss sobre a migração, a condição do exilado et a filosofia da tradução trazem para as questões éticas e políticas da tradução um olhar singular a partir do intraduzível, da mentira, do segredo da alteridade (sua opacidade diria Glissant). Desejamos uma agradável leitura em sua companhia.

 

[i] Office Français de Protection des Réfugiés et Apatrides (Órgão francês de proteção dos refugiados e apátridas)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Maria de Araújo Ferreira, Universidade de Brasília

Professora do Bacharelado Letras-Tradução/Francês na Universidade de Brasília. Doutora em Linguística (2000) pela Universidade de Brasília. Realizou pesquisa de pós-doutorado  (2016-2017) na Universidade Federal da Bahia. Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Letras Estrangeiras e Tradução. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado

17-11-2021

Como Citar

DE ARAÚJO FERREIRA, Alice Maria; GOROVITZ, Sabine; CÔRTES DA SILVA, Camila; AGUIAR DE CASTRO SANTOS, Amanda; LEITE, Valentina Maciel Boscheti; MORAIS, Jéssica Melo de; MARQUES, Stephanie Ferreira. A Tradução tem o potencial de uma crítica política- Entrevista com Alexis Nouss. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 4, p. 01–26, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36758. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/36758. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.