O ENSINO DA LEITURA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROJETO DE LEITURA E MOBILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS AFETIVAS E COGNITIVAS EM LEITORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Karina Fares Barreto Nunes Universidade de Brasília
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Leitura em Língua Estrangeira; Ensino de FLE ; Contexto Universitário.

Resumo

Inserida no quadro das atividades desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos em Didática de Línguas Estrangeiras ”“ GEDLE, a presente pesquisa busca investigar de que maneira as estruturas afetivas e cognitivas do leitor universitário vem sendo mobilizadas nas atividades de leitura que lhes são propostas. Para tanto, utilizamos a Pesquisa Documental como metodologia de pesquisa, ao analisarmos as atividades de leitura do manual Latitudes 1 (MÉRIEUX & LOISEAU, 2010) utilizado nas disciplinas de “Práticas do Francês” da Universidade de Brasília. Pudemos concluir que o referido manual mostra-se inadequado para o contexto aqui tratado, o do graduando em Letras, o que demanda readequações das atividades de leitura propostas para este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília

Professora Adjunta 3 da Universidade de Brasília.

Referências

CONSELHO DA EUROPA. Cadre européen commun de référence pour les langues. Paris: Éditions Didier, 2001.
CORNAIRE, Claudette. Le point sur la lecture.Paris: CLE International, CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2003.
GERHARDT & SILVEIRA. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIASSON, Jocelyne. La compréhension en lecture.Bruxelas : De Boeck, 1990.
JOVER-FALEIROS, Rita. A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental.Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2006.
MÉRIEUX, Régine ; LOISSEAU, Yves. Latitudes 1 : méthode de français. Paris: Didier, 2010.
SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI; Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano I - Número I 2009.Disponível
em:<http://portaldoaluno.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/O01655/Biblioteca_104444/pesquisa%20documental.pdf Acesso em 17/07/2013

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

NUNES, Karina Fares Barreto; REIS, Maria da Glória Magalhães dos. O ENSINO DA LEITURA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROJETO DE LEITURA E MOBILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS AFETIVAS E COGNITIVAS EM LEITORES UNIVERSITÁRIOS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9620. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.