O ENSINO DA LEITURA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROJETO DE LEITURA E MOBILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS AFETIVAS E COGNITIVAS EM LEITORES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Leitura em Língua Estrangeira; Ensino de FLE ; Contexto Universitário.Resumo
Inserida no quadro das atividades desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos em Didática de Línguas Estrangeiras ”“ GEDLE, a presente pesquisa busca investigar de que maneira as estruturas afetivas e cognitivas do leitor universitário vem sendo mobilizadas nas atividades de leitura que lhes são propostas. Para tanto, utilizamos a Pesquisa Documental como metodologia de pesquisa, ao analisarmos as atividades de leitura do manual Latitudes 1 (MÉRIEUX & LOISEAU, 2010) utilizado nas disciplinas de “Práticas do Francês” da Universidade de Brasília. Pudemos concluir que o referido manual mostra-se inadequado para o contexto aqui tratado, o do graduando em Letras, o que demanda readequações das atividades de leitura propostas para este público.
Downloads
Referências
CORNAIRE, Claudette. Le point sur la lecture.Paris: CLE International, CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2003.
GERHARDT & SILVEIRA. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIASSON, Jocelyne. La compréhension en lecture.Bruxelas : De Boeck, 1990.
JOVER-FALEIROS, Rita. A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental.Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2006.
MÉRIEUX, Régine ; LOISSEAU, Yves. Latitudes 1 : méthode de français. Paris: Didier, 2010.
SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI; Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano I - Número I 2009.Disponível
em:<http://portaldoaluno.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/O01655/Biblioteca_104444/pesquisa%20documental.pdf Acesso em 17/07/2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).