AS PRÁTICAS TEATRAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LE

Autores

  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília
  • Isabela Delavechia Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de LE, Texto teatral, Oralidade.

Resumo

Esta pesquisa é desenvolvida no Grupo de Estudo em Didática de Línguas Estrangeiras (GEDLE) e faz parte do programa de iniciação científica na Universidade de Brasília (UnB). O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a eficácia do texto teatral dentro de sala de aula no desenvolvimento da habilidade oral no que concerne o aprendizado de línguas estrangeiras (LE). A metodologia escolhida foi a Pesquisa ”“ ação baseada na obra de Réné Barbier (2007) aplicada através de intervenções com jogos teatrais dentro de uma turma de nível básico do programa de estágio do curso de licenciatura de Letras ”“ Francês da Universidade de Brasília que faz parte do Programa permanente de extensão UnB Idiomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília

Professora Adjunta 3 da Universidade de Brasília.

Referências

BARBIER, René. A Pesquisa ”“ ação. Tradução de LucieDidio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
COURTILLON, Janine. Élaborer um cours de FLE. Paris: Hachete Livre, 2003.
FERNANDES, Karina dos Santos. Experimentação em Tics: Reflexões para a prática da oralidadeno ensino de L.E em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Dissertação de
Mestrado em linguística aplicada ”“ UNB 2013.Disponível em: http://www.pgla.unb.br/images/Dissertacoes/2013/dissertacao%20karina%20fernandes%20pg
la%20unb.pdf.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão.São Paulo: Parábola Editorial, 2008
MARCILESE, Mercedes. Aquisição da linguagem e habilidades cognitivas superiores: o papel da língua no desenvolvimento da cognição numérica. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v56n2/09.pdf.
MASSARO, Paulo Roberto. Teatro e língua estrangeira:ente teoria(s) e prática (s). São Paulo: Paulistana, 2008.
MASTRELA ”“ DE ”“ ANDRADE, Mariana. Afetividade e Emoções no Ensino/Aprendizagem de Línguas: Múltiplos Olhares. Campinas: Pontes Editores, 2011.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e, NASCIMENTO, Milton do. Sistemas Adaptativos Complexos: língua(gem) e aprendizagem. Campinas: Pontes Editores, 2011.
REIS, Maria da Glória Magalhães dos. O Texto teatral e o jogo dramático no ensinode Francês Língua Estrangeira. Tese (doutoramento em Língua estrangeira). Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde02122008-171004/pt-br.php>.
RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação.Tradução de Cássia Raquel da Silveira.São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na Escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Tradução de José CipollaNeto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes,2007
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo, Silvana Vieira, José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

03-07-2018

Como Citar

REIS, Maria da Glória Magalhães dos; DELAVECHIA, Isabela. AS PRÁTICAS TEATRAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9615. Acesso em: 1 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo