Variação e ensino de língua portuguesa (L1): a formação docente

Autores

  • Eliane Nowinski da ROSA Unisinos

Palavras-chave:

Variação linguística, Ensino, Língua portuguesa, Formação docente

Resumo

Já que os documentos oficiais brasileiros recomendam a inclusão da variação no currículo de língua portuguesa (L1), este estudo busca investigar se os cursos de Graduação em Letras/Português, no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, apresentam disciplinas específicas na área de ensino de variação em suas matrizes curriculares. Os resultados deste estudo demonstram que a maioria desses cursos não oferece disciplinas específicas na referida área. Considerando que a variação é um fenômeno inerente à gramática de qualquer língua, espera-se que este trabalho sirva para instigar instituições de ensino superior a refletir acerca da importância de se ofertar disciplinas específicas na área de “variação e ensino” para que os futuros professores de língua portuguesa (L1) se sintam mais confiantes e preparados para tratar a variação de forma pedagógica em seu contexto educacional.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

ROSA, Eliane Nowinski da. Variação e ensino de língua portuguesa (L1): a formação docente. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 34, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/46966. Acesso em: 4 jan. 2025.