Edições anteriores

  • Formação de Professores, ensino e aprendizagem de línguas
    v. 1 n. 35 (2024)

    Notas editoriais

    A Revista Desempenho tem o prazer de publicar seu novo número, n. 35 (2024). Desde que nossa periodicidade foi reduzida de duas edições para uma por ano durante e pós-pandemia, estamos em fase de recuperação no volume de publicações.

    Com a crescente facilidade no lançamento de livros digitais (e-books) e uma quantidade grande de revistas acadêmicas no Brasil, seguimos empenhados em atrair autores, especialmente mestrandos, para a publicação de manuscritos. Nossa revista aceita textos de pesquisas, resenhas, traduções e entrevistas. Além disso, dentro da metodologia autoetnográfica, também publicamos relatórios.

    No que se refere às áreas de interesse, além dos temas — aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras, bem como formação de professores —, há um aumento no número de pesquisas que abordam discussões sobre cultura, políticas nacionais de ensino e avaliação de línguas sob a ótica da Linguística Aplicada Crítica, ensino especializado para estudantes com deficiência, além de diversas questões relacionadas a imigrantes e refugiados.

    A publicação em periódicos acadêmicos é um passo essencial para a consolidação da trajetória acadêmica, especialmente durante a pós-graduação. Para mestrandos, a experiência de escrever e submeter artigos sem a coautoria do orientador representa um avanço na autonomia acadêmica e na consolidação de sua identidade como pesquisadores. Durante o doutorado, esse processo se intensifica, tornando-se uma prática ainda mais necessária para a inserção e o reconhecimento na comunidade científica.

    Diante disso, incentivamos mestrandos e doutorandos a submeterem seus trabalhos à Revista Desempenho. Acreditamos que a disseminação do conhecimento científico contribui significativamente para o avanço da área e o fortalecimento do debate acadêmico.

    A equipe editorial espera receber mais manuscritos para divulgar novas pesquisas.

    Aproveitamos esta ocasião para agradecer a todos os participantes — autores, avaliadores, revisores e leitores — e reiteramos o convite para novas submissões.

    Equipe Editorial

     

  • v. 1 n. 23 (2015)

    Guest editors: Dr. Joselita Junia Vidotti (UnB) and Dr. Laura de Almeida (UESC).

  • v. 1 n. 19 (2013)

    Editora convidada: Profª. Dra. Lúcia Maria Assunção Barbosa.

  • v. 1 n. 15 (2011)

    A área de ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada tem sido agraciada com inúmeros estudos e tem se tornado um solo fértil de pesquisas para muitos estudiosos da grande área da linguagem.
    Nos dias de hoje, diferentemente do final do século passado quando o foco maior era sobre aspectos da língua inglesa, temos estudos desenvolvidos sobre diversas línguas e há uma preocupação também crescente com a nossa língua materna, bem como com os contextos de português como língua estrangeira ou segunda língua.
    Assim, divido este volume em três seções: a primeira relacionada ao ensino da língua inglesa como língua estrangeira nas salas de aula brasileiras; a segunda seção tem seu foco voltado para o ensino e aprendizagem de português como língua materna; e, na terceira, abordamos o ensino do português como língua estrangeira e/ou segunda língua.

    Carlos A. G. Pavan
    Brasília, Dezembro/2010