The Use of Digital Tools as an Ecolinguistics Environment to Increase Learners’ Autonomy

Autores

  • Adriano de Alcantara Oliveira Sousa Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha

Palavras-chave:

Digital Resources; Ecolinguistics Environment; Learners”Ÿ Autonomy.

Resumo

Por conta da globalização, a quantidade de recursos digitais para aprender e ensinar línguas tem crescido dramaticamente. Estes recursos têm ajudado estudantes aprenderem inglês e também promovido sua autonomia providenciando um ambiente propicio para aprendizagem; ademais, a conectividade entre diferentes pessoas traz inúmeros benefícios, se usados corretamente. Contudo, estas tecnologias digitais são inúteis se o aprendiz não perceber sua importância e transformar seu uso convencional, percebendo-as como uma ferramenta para aprendizagem. Portanto, o principal proposito deste trabalho é pontuar como tais ferramentas digitais tendem a dar mais autonomia ao aprendiz e facilitar todo o processo de aprendizagem/aquisição de línguas. Após revisar a literatura de ambas as áreas ”“ de recursos digitais usados para aprender inglês e autonomia dos aprendizes ”“ eu descrevo a importância da tecnologia para aprendizagem de segunda língua, relacionando os conceitos de recursos digitais como um sistema ecolinguístico usado para interagir na própria língua alvo, e autonomia dos aprendizes. Finalmente, eu reflito sobre os efeitos do uso de tecnologias, como um ambiente de interação natural  de aprendizagem informal que pode afetar a autonomia dos aprendizes.

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Biografia do Autor

Adriano de Alcantara Oliveira Sousa, Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha

Doutorado em Educação:Formação de Professores e Novas Tecnologias. Mestrado em Educação.Especialista em linguística aplicada. Revisor de textos, tradutor. Professor de língua portuguesa e inglesa para o ensino fundamental I e II.

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Publicado

21-07-2017

Como Citar

SOUSA, Adriano de Alcantara Oliveira. The Use of Digital Tools as an Ecolinguistics Environment to Increase Learners’ Autonomy. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 49–66, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/8031. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo