The K-Wave e os processos de ensino e aprendizagem significativos de língua inglesa

Autores

Palavras-chave:

Hallyu; Materiais autênticos; Interculturalidade; Ensino-aprendizagem do inglês; Aprendizagem Significativa.

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a estabelecer relação entre o uso de elementos da cultura pop sul-coreana no ensino-aprendizagem de língua inglesa, tendo em vista o fenômeno contemporâneo da Hallyu (romanização do coreano ‘한류’) ou Korean Wave (Onda Coreana). Para realizá-la, partimos de uma contextualização sobre o ensino do inglês na escola como espaço multicultural (BYRAM, 1991; KRAMSCH, 1998; FERNANDES, 2012), contemplando a importância do uso de materiais autênticos (SILVA; TIMMERMANN, 2023) para promover uma educação vinculada à aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982), bem como algumas considerações válidas para o estudo de língua, cultura e identidade, a partir de Rajagopalan (2006, 2021) e Hall (1997, 2016). Além disso, abordou-se a Hallyu de forma introdutória, em razão de conceber uma perspectiva ampla – pela leitura de artigos e de autores diversos, entre eles Dal Yong Jin (2023) –, por isso conceitos como Hibridismo, Glocalização e a teoria da Proximidade Transnacional aparecem neste artigo. A presente investigação teve por objetivo vislumbrar o fenômeno transnacional em expansão da Korean Wave associada ao ensino-aprendizagem significativo de língua inglesa, considerando o contexto vigente da era digital. Para tanto, aplicou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que revelou o cenário promissor ainda pouco explorado sobre o tema, sobretudo no Brasil. Tal indicador denota a relevância de se avaliar a problemática em questão.

Downloads

Biografia do Autor

Tielly Gomes, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras – Língua Inglesa na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST), da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Bragança. Atualmente, sou bolsista do projeto de iniciação científica CRENAC (Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas)

Rafael De Souza Timmermann, Universidade Federal do Pará

Docente na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST), da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Bragança. Possui graduação em Letras-Português/Inglês, Especialização em ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, Mestrado e Doutorado em Letras. É coordenador do projeto de pesquisa Materiais Autênticos e Cultura pop (UFPA).

Referências

ACADEMY OF MOTION PICTURE ARTS AND SCIENCES. The 92nd academy awards | 2020. Dolby Theatre at the Hollywood & Highland Center, 09 fev. 2020. Disponível em: https://www.oscars.org/oscars/ceremonies/2020. Acesso em: 27 out. 2023.

AHN, Hyejeong; KIAER, Jieun. Translingual English words of Korean origin and beyond: skinship, fighting, chimaek. Asian Englishes, p. 1-15, 2023.

ARIEL, M.; SAHRAINI; FURWANA, D. Developing the content of webtoon comic application as supporting media in learning English grammar at the 2nd semester English students of IAIN Palopo. FOSTER: Journal of English Language Teaching, v. 1, n. 2, p. 139-158, 27 Oct. 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13.ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BYRAM, M. Teaching culture and language: towards an integrated model. In: BUTTJES, D. & BYRAM, M. Mediating languages and cultures: towards an intercultural theory of foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1991, p. 17-30.

CARVALHO, A. A. A. Materiais autênticos no ensino das línguas estrangeiras. Revista Portuguesa de Educação, v. 6, n. 2, p. 117-124. 1993.

CORDEIRO, M. Língua, neoliberalismo e K-Pop: O multilinguismo na música pop coreana e a comoditização da língua. Conversas & Controvérsias, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2022. 2178-5694.DOI: 10.15448/2178-5694.2022.1.41608. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/conversasecontroversias/article/view/41608. Acesso em: 21 out. 2023.

CRUZ, A. G. B.; SEO, Y.; BINAY, I. Cultural globalization from the periphery: translation practices of English-speaking K-pop fans. Journal of Consumer Culture, v. 21, n. 3, p. 638-659, 2021.

DAL YONG, J. I. N. Transnational Proximity of the Korean Wave in the global cultural sphere. International Journal of Communication, v. 17, p. 9-28, 2023.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

FERRARI, S. A ascensão do Soft Power da Coreia do Sul: como ela é influenciada pelo Korean Wave a partir da globalização do k-pop. 2022, 60 f. Monografia (Bacharel em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília.

FERNANDES, S. O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês. 2012, 146 f. Dissertação (Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas) – Departamento de Língua e Culturas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

GIL, A. C., 1946. Como elaborar projetos ou pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade, v. 22, n. 2, 1997.

HALL, S. O papel da representação. In: HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. p. 31-53.

JANG, W. The Korean Wave as a glocal cultural phenomenon: addressing the new trends in Korean studies. In: ROULLEAU-BERGER, L.; LI, P.; KIM, S. K.; YAZAWA, S. Handbook of Post-Western Sociology: From East Asia to Europe. Leiden, The Netherlands: Brill, 2023. p. 398-412, v. 5.

KLEIN, B; SULLIVAN, K; CARVAJAL, N. K-pop supergroup BTS visits the White House. CNN. CNN Politics, 2022. Disponível em: https://edition.cnn.com/2022/05/31/politics/bts-white-house-press-briefing/index.html. Acesso em: 24 out. 2023.

KOH, S. An analysis of English vocabulary based on corpora from the Korean and American versions of The Good Doctor. STEM Journal, v. 19, n. 4, p. 27-44, 2018.

KRAMSCH, C. Language and cultural identity. In: KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998, p. 65-77.

KUMARAVADIVELU, B. Individual identity, cultural globalization, and teaching English as an international language: The case for an epistemic break. In: Principles and practices for teaching English as an international language. Routledge, 2012. p. 9-27.

MALIK, Z; HAIDAR, S. English language learning and social media: schematic learning on Kpop Stan twitter. E-learning and Digital Media, v. 18, n. 4, p. 361-382, 2021.

MIN, W. Korean Wave reception and the participatory fan culture in Latin America. What lies beyond the media reports. In: YOON, Tae-Jin; DAL YONG, Jin. The Korean Wave: evolution, fandom, and transnationality. London: Lexington Books, 2017, p. 145-162.

MONTEIRO, D. de S. M. A onda coreana e a representação do passado em “Reply 1997”. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estudos de Mídia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

QUEIROGA, L. Na onda do K-pop: como a Hallyu fez do Brasil o terceiro maior consumidor de K-dramas na pandemia. O GLOBO. [S.l.] 10 jul. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/na-onda-do-pop-como-hallyu-fez-do-brasil-terceiro-maior-consumidor-de-dramas-na-pandemia-25098742. Acesso em: 27 out. 2023.

RAJAGOPALAN, K. Recortes interculturais: na sala de aula de línguas estrangeiras. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 22, n. 1, p. 203–205, 2006.

RAJAGOPALAN, K. Prefácio. Linguagem e cultura: algumas reflexões preliminares. In: ALENCAR, C. N. de.; FERREIRA, D. M. M; RAJAGOPALAN, K. (Orgs.). Interstícios entre linguagem e cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021. p. 9-14.

RAO, P. S. The role of English as a global language. Research Journal of English, v. 4, n. 1, p. 65-79, 2019.

RAMOS, V. A. A Cultura Pop e seus reflexos no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2021.

RISAGER, K. Language and culture: Global flows and local complexity. Multilingual Matters, 2006.

SANTANA, R. dos S. Gêneros digitais e cultura: implicações no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2021. 39 f. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

SANTOS, M. R. dos. A study on the reception of Korean dramas by a Brazilian audience: Gender representation in Age of Youth. Latin American and Caribbean Studies, v. 39, n. 1, p. 161-187, 2020.

SHIM, D. Hybridity and the rise of Korean popular culture in Asia. Media, culture & society, v. 28, n. 1, p. 25-44, 2006.

SILVA, M. G. C.; TIMMERMANN, R. S. Materiais autênticos e ensino de língua inglesa: conceitos e desdobramentos. Revista De Letras - Juçara, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 314–331, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3233. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3233. Acesso em: 27 out. 2023.

TEIXEIRA, B. de F. O Bilinguismo no K-Pop: uma análise dos principais hits de música pop coreana do Youtube Charts. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

GOMES, Tielly; DE SOUZA TIMMERMANN, Rafael. The K-Wave e os processos de ensino e aprendizagem significativos de língua inglesa. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 35, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/51360. Acesso em: 5 abr. 2025.