QUESTÃO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA JOGOS E TEXTOS DRAMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palavras-chave:
Língua Estrangeira, Jogos Teatrais, Texto Teatral, Oralidade.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. A pesquisa mostra as contribuições dos jogos e do texto teatral em sala de aula para o desenvolvimento da oralidade em língua estrangeira (LE). Como metodologia, servimo-nos da análise de dados qualitativos obtidos pela aplicação de questionários realizados após atividades sobre o texto dramático. Os participantes da experiência expressaram que puderam experimentar uma maior desenvoltura na produção oral em língua estrangeira.
Downloads
Referências
OXFORD, Rebecca L. LANGUAGE LEARNING STRATEGIES: WHAT EVERY TEACHER
SHOULD KNOW. Massachusetts: Newbury House, 1990
REIS, Maria da Glória Magalhães dos. () - O TEXTO TEATRAL E O JOGO DRAMÁTICO NO ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Tese de doutoramento em Língua e Literatura Francesa na FFLCH ”“ USP, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/pt-br.php
RICHARDS, Jack C. O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Tradução: Rosana S.R. Cruz Gouveia. São Paulo: Special Book Services Livraria (Portfolio SBS: reflexões sobre o ensino de idiomas; 13), 2006
SPOLIN, V. IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).