Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um Centro Interescolar de Línguas público

Autores

  • Ana Lucia Ferreira de Morais Universidade de Brasília
  • Vanessa Borges-Almeida Universidade de Brasília

Palavras-chave:

tarefas de ensino de língua estrangeira; crenças sobre tarefas de ensino de língua estrangeira.

Resumo

Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; BORGES-ALMEIDA, Vanessa. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um Centro Interescolar de Línguas público. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 41–67, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44467. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo