O silenciamento do ensino da língua espanhola na BNCC e no Novo Ensino Médio: reflexões sobre os descaminhos da educação e da formação de professores de espanhol no Brasil

Autores

  • Pollyana Aranha Rodrigues Universidade de Brasília

Palavras-chave:

língua espanhola; formação de professores de espanhol; BNCC; Novo Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, refletir e discutir, a partir de uma pesquisa documental acrescida de uma pesquisa bibliográfica, sobre a retirada da obrigatoriedade do ensino de língua espanhola da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM) levando em consideração o longo percurso da língua espanhola para chegar às escolas brasileiras e a atual situação do ensino-aprendizagem dessa língua com essas novas reformas educacionais. Nesse sentido, pretende-se analisar como ficará a formação de professores com habilitação em língua espanhola e seus postos de trabalho após essas mudanças tão radicais. Assim, por meio desta investigação, pretende-se também evidenciar a importância do ensino do idioma nas escolas públicas e particulares, alertando para os prejuízos causados tanto para os alunos quanto para os professores de língua espanhola quando da retirada da disciplina em âmbito nacional e o que está sendo feito na contramão dessas políticas públicas, no intuito de manter o espanhol nas escolas.



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Publicado

31-12-2024

Como Citar

RODRIGUES, Pollyana Aranha. O silenciamento do ensino da língua espanhola na BNCC e no Novo Ensino Médio: reflexões sobre os descaminhos da educação e da formação de professores de espanhol no Brasil. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 34, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/47026. Acesso em: 4 jan. 2025.