v. 1 n. 35 (2024): Formação de Professores, ensino e aprendizagem de línguas

Notas editoriais

A Revista Desempenho tem o prazer de publicar seu novo número, n. 35 (2024). Desde que nossa periodicidade foi reduzida de duas edições para uma por ano durante e pós-pandemia, estamos em fase de recuperação no volume de publicações.

Com a crescente facilidade no lançamento de livros digitais (e-books) e uma quantidade grande de revistas acadêmicas no Brasil, seguimos empenhados em atrair autores, especialmente mestrandos, para a publicação de manuscritos. Nossa revista aceita textos de pesquisas, resenhas, traduções e entrevistas. Além disso, dentro da metodologia autoetnográfica, também publicamos relatórios.

No que se refere às áreas de interesse, além dos temas — aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras, bem como formação de professores —, há um aumento no número de pesquisas que abordam discussões sobre cultura, políticas nacionais de ensino e avaliação de línguas sob a ótica da Linguística Aplicada Crítica, ensino especializado para estudantes com deficiência, além de diversas questões relacionadas a imigrantes e refugiados.

A publicação em periódicos acadêmicos é um passo essencial para a consolidação da trajetória acadêmica, especialmente durante a pós-graduação. Para mestrandos, a experiência de escrever e submeter artigos sem a coautoria do orientador representa um avanço na autonomia acadêmica e na consolidação de sua identidade como pesquisadores. Durante o doutorado, esse processo se intensifica, tornando-se uma prática ainda mais necessária para a inserção e o reconhecimento na comunidade científica.

Diante disso, incentivamos mestrandos e doutorandos a submeterem seus trabalhos à Revista Desempenho. Acreditamos que a disseminação do conhecimento científico contribui significativamente para o avanço da área e o fortalecimento do debate acadêmico.

A equipe editorial espera receber mais manuscritos para divulgar novas pesquisas.

Aproveitamos esta ocasião para agradecer a todos os participantes — autores, avaliadores, revisores e leitores — e reiteramos o convite para novas submissões.

Equipe Editorial

 

Publicado: 31-03-2025

Edição completa