ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÌNGUA ESTRANGEIRA/PLE: APRENDENDO A LÍNGUA A PARTIR DE ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA CULTURA BAIANA

Autores

  • Maria Goretti dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa

Palavras-chave:

Português como língua estrangeira, Cultura baiana, Diversidade linguística.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral analisar a diversidade linguística da cultura baiana no processo ensino/aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, através de uma canção. A metodologia se apóia na pesquisa bibliográfica de autores que discutem a interface entre língua e cultura como ALMEIDA FILHO (2002), PARAQUETT (1998), dentre outros. Para tanto, constatou-se que compreender o processo ensino/aprendizagem de uma LE ou L2 a partir de aspectos regionalistas favorece um desenvolvimento mais apurado do aprendiz em relação à práxis linguística.

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Biografia do Autor

Maria Goretti dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa

Português Língua Materna e Língua Estrangeira, Português Forense e Formação de Professor. Professora da disciplina Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira do programa de pós-graduação Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da referida universidade.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

SILVA, Maria Goretti dos Santos. ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÌNGUA ESTRANGEIRA/PLE: APRENDENDO A LÍNGUA A PARTIR DE ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA CULTURA BAIANA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 14, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9397. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

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