A COMPREENSÃO TEXTUAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Leitura crítica; Ensino-aprendizagem; Escola.Resumo
O trabalho em foco tem por objetivo investigar até que ponto a leitura escolar produz efeitos de mudanças em torno da postura crítica dos alunos do Ensino Médio e observar que tipo de leitura e compreensão textual os livros didáticos tem oferecido para esses alunos, das escolas Públicas estaduais da cidade de Parnaíba- PI. Sendo assim, pode- se perceber no ambiente escolar, que por muitas vezes, o docente não procura levar aos seus alunos textos que possibilitam o desenvolvimento significativo da imaginação dos discentes. E essa falta de contanto com a leitura-critica, acaba condicionando o aluno, a discussões óbvias. Para falar desse processo, baseamo-nos em Koch (2008), Sole (1998), Kato (1999), entre outros teóricos, para pontuarmos os fatores referentes à pesquisa, destacando a leitura e sua compreensão, e não somente a decodificação, para assim de forma valida acontecer à ligação do saber com o seu real contexto. É perceptível ao longo de várias leituras que esse processo vem sendo estudado por teóricos, e o mais importante disponibilizado aos docentes para que haja a quebra de velhos modelos, os quais prejudicam diretamente o aprendizado do aluno, pois o mesmo necessita conhecer e reconhecer propostas inovadoras e eficazes ao seu mundo.
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