A COMPREENSÃO TEXTUAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Taislane da Silva Rodrigues
  • Francisca Verônica Araújo Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Karinny da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Leitura crítica; Ensino-aprendizagem; Escola.

Resumo

O trabalho em foco tem por objetivo investigar até que ponto a leitura escolar produz efeitos de mudanças em torno da postura crítica dos alunos do Ensino Médio e observar que tipo de leitura e compreensão textual os livros didáticos tem oferecido para esses alunos, das escolas Públicas estaduais da cidade de Parnaíba- PI. Sendo assim, pode- se perceber no ambiente escolar, que por muitas vezes, o docente não procura levar aos seus alunos textos que possibilitam o desenvolvimento significativo da imaginação dos discentes. E essa falta de contanto com a leitura-critica, acaba condicionando o aluno, a discussões óbvias. Para falar desse processo, baseamo-nos em Koch (2008), Sole (1998), Kato (1999), entre outros teóricos, para pontuarmos os fatores referentes à pesquisa, destacando a leitura e sua compreensão, e não somente a decodificação, para assim de forma valida acontecer à ligação do saber com o seu real contexto. É perceptível ao longo de várias leituras que esse processo vem sendo estudado por teóricos, e o mais importante disponibilizado aos docentes para que haja a quebra de velhos modelos, os quais prejudicam diretamente o aprendizado do aluno, pois o mesmo necessita conhecer e reconhecer propostas inovadoras e eficazes ao seu mundo.

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Biografia do Autor

Taislane da Silva Rodrigues

Graduanda em Licenciatura plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí ”“ UESPI, pós-graduanda em Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura, pela Faculdade Internacional do Delta ”“ FID/INTA e professora substituta da rede pública de ensino do Governo Estadual do Piauí.

Francisca Verônica Araújo Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí ”“ UESPI, pósgraduanda em Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura, pela Faculdade Internacional do Delta ”“ FID/INTA e professora substituta da rede pública de ensino do Governo Estadual do Piauí.

Karinny da Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí ”“ UESPI, pósgraduada em Metodologia da Língua Portuguesa pelo Centro de capacitação e treinamento de pessoas ”“ CCTP, e atualmente integra o corpo docente da Universidade Estadual do Piauí ”“ UESPI, como professora substituta do curso de Letras/Português.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

RODRIGUES, Taislane da Silva; OLIVEIRA, Francisca Verônica Araújo; RODRIGUES, Karinny da Silva. A COMPREENSÃO TEXTUAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 20, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9668. Acesso em: 3 maio. 2024.

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