O cuidado como direito público: desafios da docência na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202345380

Palavras-chave:

Creche, Cuidado, Direito

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa institucional que visa compreender os sentidos e desafios da docência na educação de bebês e crianças até 3 anos no contexto da creche, tendo como viés metodológico a pesquisa-formação. A partir do diálogo entre 18 professoras de diferentes instituições cariocas, emerge a discussão acerca do cuidado como direito público, na tensão com a compreensão historicamente construída da creche como lugar de tutela e do cuidado num plano privado. Na pesquisa, destacam-se reflexões sobre as fronteiras entre o cuidado doméstico e o cuidado coletivo num movimento atento, relacional e profissional.

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Biografia do Autor

Daniela Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de pesquisa Infância e Docência na creche. E-mail: danguimaraes@uol.com.br

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Publicado

13.01.2023

Como Citar

Guimarães, D. (2023). O cuidado como direito público: desafios da docência na creche. Linhas Crí­ticas, 29, e45380. https://doi.org/10.26512/lc29202345380

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