Escola centrada n’A criança: ainda é possível aos alunos identificar-se com professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242949

Palavras-chave:

Psicanálise e Educação, Sujeito do inconsciente, Transferência, Transmissão simbólica, Identificação

Resumo

O artigo problematiza a emancipação política das crianças. Tendo esta sido concebida sob a inspiração essencialista da psicologia, ela centrou a escola em A criança. O artigo se inscreve no campo Psicanálise e Educação e tem, como conceitos centrais, sujeito do inconsciente; transferência; (des)identificação; e trabalho via di porre. Sustenta-se que a emancipação dos alunos não ocorre sem que, transferencialmente, eles se identifiquem aos professores, posicionando-os no lugar de Ideal-do-eu. Conclui-se que, graças à identificação, os alunos adquirem traços simbólicos que enriquecem seu Ideal-do-eu, assim como, graças à desidentificação ao mestre, os alunos subjetivam os conhecimentos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Emiliano Batista, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2013). Professor doutor da USP. Membro do Grupo de Pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância da (LEPSI). E-mail: douglasemiliano@usp.br

Referências

Arendt, H. (2005). Entre o passado e o futuro. Perspectiva.

Batista, D. E. (2012). O declínio da transmissão na educação: notas psicanalíticas. Annablume.

Batista, D. E. (2022). Vicissitudes da transmissão na escola: reflexões em psicanálise e educação. Educação em Foco, 27(1), e27015. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36126

Blais, M. C., Gauchet, M., & Ottavi, D. (2014). Transmettre, apprendre. Pluriel.

Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

Corso, M., & Corso, D. L. (1997). Game over. Em A. Jerusalinsky. Adolescência entre o passado e o futuro (pp. 81-95). Artes e Ofícios.

Dufour, D. R. (2005). A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Companhia de Freud.

Freud, S. (2010). Conferência 34. Esclarecimentos, explicações, orientações (1933). Em S. Freud. Obras completas (pp. 294-321). Companhia das Letras.

Freud, S. (2016). Psicoterapia (1905). Em S. Freud. Obras completas (pp. 331-347). Companhia das Letras.

Gallo, S., & Limongelli, R. M. (2021). “Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infância. Educação e Pesquisa, 46, e236978. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236978

Giuliano, F. (2020). Psicoanálisis y educación: acerca de lo imposible versus la razón evaluadora. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 10(1), 123-144. http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/3028

Lajonquière, L. (1993). De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Vozes.

Lajonquière, L. (1999). Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Vozes.

Magritte, R. (1929). La trahison des images [Óleo sobre tela, 60 cm x 81 cm]. Lacma, Los Angeles Country Museum of Art. https://collections.lacma.org/node/239578

Mannoni, M. (1977). Educação impossível. Francisco Alves Editora.

Millot, C. (1992). Freud Antipedagogo. Zahar.

Voltolini, R. (2021). Infância com problemas. Editorial. Estilos da Clinica: revista sobre a infância com problemas, 26(3), 418-420. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p418-420

Publicado

20.07.2022

Como Citar

Batista, D. E. (2022). Escola centrada n’A criança: ainda é possível aos alunos identificar-se com professores?. Linhas Crí­ticas, 28, e42949. https://doi.org/10.26512/lc28202242949

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.