O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828

Palavras-chave:

Política educacional, Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Projeto de Vida

Resumo

Projeto de Vida é mencionado na Base Nacional Comum Curricular como um eixo de articulação de competências e habilidades com vistas à formação integral dos estudantes. Esclarecer os sentidos expressos em duas iniciativas que intentam implementá-lo nas escolas e discutir suas implicações salientam-se como os objetivos deste estudo. Em uma análise de conteúdo, identifica-se o empreendedorismo como o elemento que constitui esse campo temático, relacionando-o à responsabilização individual dos alunos quanto ao seu futuro, à apropriação de competências e habilidades socioemocionais relevantes ao mercado e ao desenvolvimento de conhecimentos úteis à dinâmica neoliberal que rege a sociabilidade.

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Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Membro dos grupos de pesquisa GE-Quali e Gepes. E-mail: renataestormovski@gmail.com

 

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Publicado

18.05.2021

Como Citar

Estormovski, R. C. (2021). O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Crí­ticas, 27, e36828. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828

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