O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828

Palavras-chave:

Política educacional, Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Projeto de Vida

Resumo

Projeto de Vida é mencionado na Base Nacional Comum Curricular como um eixo de articulação de competências e habilidades com vistas à formação integral dos estudantes. Esclarecer os sentidos expressos em duas iniciativas que intentam implementá-lo nas escolas e discutir suas implicações salientam-se como os objetivos deste estudo. Em uma análise de conteúdo, identifica-se o empreendedorismo como o elemento que constitui esse campo temático, relacionando-o à responsabilização individual dos alunos quanto ao seu futuro, à apropriação de competências e habilidades socioemocionais relevantes ao mercado e ao desenvolvimento de conhecimentos úteis à dinâmica neoliberal que rege a sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Membro dos grupos de pesquisa GE-Quali e Gepes. E-mail: renataestormovski@gmail.com

 

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro). Edições 70.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal (Tradução de Mariana Echalar). Boitempo.

Evangelista, O. (2012). Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. Em R. M. L. Araújo, & D. S. Rodrigues. A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais (pp. 52-71). Alínea.

G1. (2020, julho 15). Escolas da rede pública atendem mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio, aponta IBGE. G1. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/15/escolas-da-rede-publica-atendem-mais-de-80percent-dos-alunos-do-ensino-fundamental-e-medio-aponta-ibge.ghtml

Garcia, F. (2015). Empreender é acreditar sempre, mesmo em tempos de crise. UOL. https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/filomena-garcia/2015/09/15/empreender-e-acreditar-sempre-mesmo-em-tempos-de-crise.htm

Harvey, D. (2005). A produção capitalista do espaço. Annablume.

Laval, C. (2019). A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo.

Lemos, G., & Macedo, E. (2019). A incalibrável competência socioemocional. Linhas críticas, 25, 57-73. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24582/22265

Montaño, C. (2010). Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. Cortez.

Pacheco, J. A. (2003). Políticas curriculares: referenciais para análise. Artmed.

Peroni, V. (Org.). (2015). Diálogos sobre as redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Oikos.

Rio Grande do Sul. (2020). Projeto de vida. Secretaria de educação do estado do Rio Grande do Sul.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). (2015). Guia Essencial para Novos Empreendedores. SEBRAE. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/sebraeaz/guia-essencial-para-empreendedores,8f9d999b516ff410VgnVCM1000004c00210aRCRD

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). (2020). Empreendedorismo no Currículo Escolar do Ensino Médio. SEBRAE. https://cer.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Empreendedorismo-no-curri%CC%81culo-do-Ensino-Me%CC%81dio.pdf

Publicado

18.05.2021

Como Citar

Estormovski, R. C. (2021). O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Crí­ticas, 27, e36828. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36828

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.