Intervenção e regulação: contribuição ao debate no campo da educação

Autores

  • Janete Azevedo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3523

Palavras-chave:

Intervenção;, Regulação;, Reprodução;, Políticas públicas de educação

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os conceitos de intervenção e regulação, retomando, inicialmente, suas raízes históricas e teóricas, no sentido de contribuir para o debate no campo acadêmico das políticas públicas de educação. Ele explora o significado desses conceitos nas perspectivas liberal (e neoliberal) e do Estado de bem-estar social, relacionando-os com o contexto histórico nos quais foram produzidos. Argumenta que a regulação é funcional ao regime de acumulação capitalista e realiza também uma discussão crítica sobre as noções de regulação e reprodução. Por fim, aponta que a regulação no campo da educação decorre de lutas próprias e específicas, o que a torna um processo contraditório.

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Biografia do Autor

Janete Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), com Pósdoutoramento na Université de Paris 8, França (2003). Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

30.06.2009

Como Citar

Azevedo, J. (2009). Intervenção e regulação: contribuição ao debate no campo da educação. Linhas Crí­ticas, 15(28), 95–108. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3523

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