Por que rimos das crianças?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202135191Palavras-chave:
Educação, Enunciados de crianças, Pesquisas com criançasResumo
Por que rimos das crianças? Por que tomamos suas falas, seus pensamentos, suas lógicas e suas descobertas como exóticas, divertidas, inóspitas e risíveis? Por que, em um auditório repleto de pesquisadores das infâncias, uma afirmativa lógica de uma criança provoca altas gargalhadas? Nesse texto refletiremos sobre as condições das pesquisas com crianças em uma sociedade que não as toma como sujeitos enunciadores. Se compreendemos que as condições mínimas de qualquer diálogo sejam a palavra em resposta e a compreensão responsiva, tendo a escuta como prévia a qualquer ato na linguagem, precisamos construir um campo que não existe: aquele da palavra plena da criança.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (2002). Questões de literatura e de estética a teoria do romance. Hucitec.
Bakhtin, M. (2010). Para uma filosofia do ato responsável. Pedro & João.
Bakhtin, M. (2011). Estética da Criação Verbal. Martins Fontes.
Barthes, R. (2013). Mitologias. DIFEL.
Benjamin, W. (1994). Obras escolhidas n.1. Magia e técnica, arte e política ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasiliense.
Foucault, M. (2004). As palavras e as coisas. Martins Fontes.
Foucault, M. (2014). A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Edições Loyola.
Frigério, R. C., Marques, R. (2020). Entrevista com o professor Jader Janer. Revista Giramundo. http://doi.org/10.33025/grgcp2.v6i12.2582
Jerebtsov, S. (2014). Gomel - a cidade de L.S. Vigotski. Pesquisas científicas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski. Em Veresk - Cadernos Acadêmicos Internacionais (pp. 7-27). UniCEUB. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/5750/6/VERESK.pdf
Lima, M. F. C. (2020). Vem ver, Renatinha, uma froza! A criança, o poeta e a poesia numa tese-ninho. [Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense]. Repositório Institucional UFF. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16651
Lopes, J. J. M. (2018). As formigas também saem para passear: por uma escala das crianças e suas vivências espaciais. Em V. A. M. Chaigar, C. T. Azevedo, & I. M. N. Lopes. A cidade, as crianças e os animais (pp 65-80). Appris.
Medviédev, P. (2011). O método formal nos estudos literários. Editora Contexto.
Mello, M. B. (2001). Relendo Luria: os limites de uma perspectiva. Cadernos de Pesquisa, 112, 99-124. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000100005
Mello, M. B. (2003). A zona de amplificação cultural: um estudo sobre a cognição infantil situada em contexto escolar. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Maxwell. https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4313
Santos, B. S. (1999). Um discurso sobre as ciências. Cortez.
Sobkin, V. (2017). As resenhas teatrais de L. S. Vigotski como início da concepção histórico-cultural. Em Veresk - Cadernos Acadêmicos Internacionais (pp. 7-33). UniCEUB. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11339/3/VERESK%20%281%29.pdf
Spinoza, B. (2015). Ética. Autêntica.
Vigotski, L. S. (2006). Obras Escogidas IV. Machado Libros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marisol Barenco Corrêa de Mello, Jader Janer Moreira Lopes, Márcia Fernanda Carneiro Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.