A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3430Palavras-chave:
Pós-graduação;, Relação orientador-orientando;, Trabalho acadêmicoResumo
O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.
Downloads
Referências
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTRO, Cláudio Moura. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois deum quarto de século In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússolado escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis:Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 109-134.
CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. Trad.: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo:Cortez, 2002.
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores.Lisboa, Portugal: Asa, 2001.
DUARTE, Andréa Novo. Relação dialógica entre orientador e orientando: intercâmbios significativos. In: MORAES, Roque; HACKMANN, Berenice Gonçalves; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.).De Marte a Narciso: (sobre)vivências em dissertações de mestrado. Ijuí: Edunijuí, 2005. p. 135-143.
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, AnaMaria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de tesese dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226.
GARCÃA, Guilhermo. A relação pedagógica como vínculo libertador. Uma experiência de formaçãodocente. In: PATTO, Maria Helena S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz,1981. p. 342-359 (Biblioteca de psicologia e psicanálise; v. 1).
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento.In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafiose estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; SãoPaulo: Cortez, 2006. p. 371-382.
MORAES, Roque. Aprender e comunicar: encaminhamento das análises e da produção escrita emdissertações de mestrado. In: MORAES, Roque; HACKMANN, Berenice Gonçalves; MANCUSO,Ronaldo (Orgs.). De Marte a Narciso: (sobre) vivências em dissertações de Mestrado. Ijuí: Edunijui,2005, v. 1. p. 175-194.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orienta-ção. In: BIANCHETTI, LUCÃDIO; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever:desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC;São Paulo: Cortez, 2006. p. 135-163.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistema-tização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, AnaMaria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses edissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
ZILBERMANN, Regina. Orientação: a aventura compartilhada. In: BIANCHETTI, Lucídio;MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientaçãoe escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p.329-335.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.