Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3424Palabras clave:
Pedagogia universitária;, Movimentos construtivos;, Docência superiorResumen
Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.
Descargas
Citas
ARNAUS, Remei. Voces que cuentam y vocês que interpretam. In: LARROSA, Jorge; ARNAUS,Remei; FERRER, Virginia et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995, p. 61-78.
ABRAHAM, Ada (Org.). El enseñante es también una persona. Barcelona: Gedisa, 2000.
______.El mundo interior de los enseñantes. Barcelona: Gedisa, 1987.
BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin; GASKELL,George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2004,p. 189-217.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
______. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: reflexões sobre o papel doprofessor universitário. In: ANAISda V ANPEd Sul, Curitiba/PR, 2004. p. 1-15.
______. Verbete. In: CUNHA, Maria Isabel; ISAIA, Silvia de Aguiar. Professor da educaçãosuperior. In: MOROSINI, Marília (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília,v. 2, 2007. p. 388.
BOLZAN, Dóris Pires Vargas; ISAIA, Silvia de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da professoralidade. RevistaEducação.Porto Alegre: EDIPUCRS,v. 29, n. 3 (60) p. 489-501, 2006.
BRUN, Patrick; BACHELART, Dominique. Histoires de vie et démarches collectives de construction d’histoire. Education Permanente. Paris, n. 142, p. 105-114, 2000.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiência e investigación narrativa. In:LARROSA, Jorge; ARNAUS, Remei; FERRER, Virginia et al. Déjame que te cuente. Barcelona:Alertes, 1995, p. 53-78.
CUNHA, Maria Isabel. Verbete. In: CUNHA, Maria Isabel; ISAIA, Silvia de Aguiar. Professorda Educação Superior. In: MOROSINI, Marília (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária:glossário. Brasília, v. 2, 2006. p. 351.
HUBERMAN, Michael. La vie des enseignants. Évolution et bilan d’une profession. Paris/Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1989.
______. Trabajando con narrativas biográficas. In: McEWAN, Hunter; EGAN, Kieran (Comps.).La narrativa en la enseñanza el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, 1998.p. 183-235.
ISAIA, Silvia de Aguiar. Professor do ensino superior: tramas na tessitura. In: MOROSINI, Marília(Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/ RIES, 2003. p. 241-251.
______. Desafios à Docência Superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI,Palmira (Orgs.). Docência na educação superior. Brasília: Inep, 2006a, p. 65-86. (Coleção EducaçãoSuperior em Debate; v. 5).
______. Verbetes. In: CUNHA, Maria Isabel; ISAIA, Silvia de Aguiar. Professor da EducaçãoSuperior. In: MOROSINI, Marília (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília,v. 2, 2006b, p. 358, 368, 373, 377.
ISAIA, Silvia de Aguiar; BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Tessituras dos processos formativos deprofessores que atuam nas licenciaturas. In: RAYS, Oswaldo A. (Org.). Educação, matemática efísica:subsídios para a prática pedagógica. Santa Maria, RS: Edunifra, 2006, p. 69-86.
______; ______. Ciclos de vida profissional docente: movimentos construtivos da docênciauniversitária. In: Anais IV Congresso Nacional y II Internacional de Investigación Educativa,Universidad Nacional de Comahue, Argentina, 2007a. p. 1-13.
______; ______. Construção da Profissão docente/professoralidade em debate: desafios para aeducação superior. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia univer-sitária.Campinas: Papirus, 2007b, p. 161-177.
LANI-BAYLE, Martine. Histoire de vie et transmission intergénérationnelle.Education Permanente.Paris, n. 142, p. 85-93, 2000.
LUCARELLI, Elisa (Comp.). El asesor pedagógico em la universidad. De la teoria pedagógica a lapráctica en la formación. Buenos Aires: Paidos, 2000.
LUDKE, Menga. Os professores e a sua socialização profissional. In: REALI, Aline Maria deMedeiros; MIZUKAMI, Maria da Graça (Org.). Formação de professores. São Carlos: EDUFSCar,1996. p. 25-46.
MARCELO, Carlos Garcia. Formación del professorado para el cambio educativo. Barcelona: EUB,1999.
McEWAN, Hunter. Las narrativas en el estudio de la docência. In: McEWAN, Hunter; EGAN,Kibran (Comps). La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, 1998. p. 236-259.
MIZUKAMI, Maria da Graça. Aprendendo a profissão docente no ensino superior: um estudo decaso. São Carlos: PPGE ”“ UFSCar, 1995.
______. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, Aline Maria deMedeiros; MIZUKAMI, Maria da Graça (Orgs.). Formação de professores. São Carlos: EDUFSCar,1996, p. 59-91.
MORAES, Roque. Uma experiência de pesquisa coletiva: introdução à Análise de Conteúdo. In:GRILLO, Marlene; MEDEIROS, Marilu. Construção do conhecimento e sua mediação metodoló-gica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, p. 111-129.
ORTEGA Y GASSET, José. Obras completas. 7. ed. Madrid: Ediciones de la Revista del Occidente,1970, v. 5.
PROJETO DE PESQUISA.O professor de licenciatura e a docência: reflexões e posicionamentosao longo da carreira. CNPq, 1999 ”“ 2003.
PROJETO DE PESQUISA. Ciclos de vida de professores do ensino superior: um estudo sobretrajetórias docentes. CNPq, 2003 ”“ 2007.
PROJETO DE PESQUISA. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construçõespedagógicas e epistemológicas da formação profissional. FAPERGS, 2002 ”“ 2005.
PROJETO DE PESQUISA. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para aeducação básica e superior. GAP n. 020117, CE/UFSM, FAPERGS, 2007 ”“ 2009.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed,2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.