Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares

Autores

  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo
  • Jackson Góis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3255

Palavras-chave:

Representação estrutural;, Simulação;, Animação;, Educação em ciências;, Ensino de química

Resumo

Neste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo

Bacharel em Química e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp,1997). Pós-doutor no Centro de Linguagem e Comunicação da Faculdade de Educação da Open University (Inglaterra,2003).  Professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo ”“ USP

Jackson Góis, Universidade de São Paulo

Bacharel e licenciado em Química, Mestre em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP. Estudante do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da mesma universidade

Referências

ARDAC, D.; AKAYGUN, S. Effectiveness of multimedia-based instruction that emphasizesmolecular representations on students’ understanding of chemical change. Journal of Research inScience Teaching, 2004, v. 41, n. 4, p. 317.

BARNEA, N.; DORI, Y. J. High School chemistry students’ performance and gender differencesin a computerized molecular modeling learning environment. Journal of Science Education andTechnology, 1999, v. 8, n. 4, p. 257-271.

BARNEA, N.; DORI, Y. J. Computerized molecular modeling as a tool to improve chemistryteaching. Journal of Chemical Information and Computer Sciences, 1996, v. 36, p. 629-636.

BEN-ZVI, R.; EYLON, B.; SILBERSTEIN, J. Students’ visualization of a chemical reaction.Education in Chemistry, July 1987, p. 117-120.

BEN-ZVI, R.; EYLON, B.; SILBERSTEIN, J. Theories, principles and laws. Education inChemistry, May 1988, p. 89-92.

BEZZI, A. A Macintosh program for improving three dimensional thinking. Journal of GeologicalEducation, 1991, n. 39, p. 284-288.

BOWEN, C.W. Item design considerations for computer-based testing of student Learning inchemistry. Journal of Chemical Education, 1998, n. 75, p. 1.172-1.175.

CLARK, J. M.; PAIVIO, A. Dual coding theory and education. Educational Psychology Review,1991, n. 3, p. 149-210.

COPOLO, C.F.; HOUNSHELL, P.B. Using three-dimensional models to teach molecular structuresin high school chemistry. Journal of Science Educacion and Technology, 1995, v. 4, n. 4, p. 295-305.

DORI, Y.J.; GABEL, D.; BARNEA, N.; HAMEIRI, M. Using novel Technologies to enhancechemistry understanding at the phenomena, molecular and symbolic levels. Proceeding of theSecond Jerusalem International Science and Technology Education Conference,Jerusalem, Israel, S2-40a. 1996.

GABEL, D.L. The complexity of chemistry and implications for teaching. In: FRASER, B.J.;TOBIN, K.G. (Eds.). International Handbook of Science Education, Kluwer Academic Publishers,London, 1998, p. 233-248.

GABEL, D.L.; BUNCE, D. M. Research on problem solving: chemistry. In: GABEL, D. L. (Ed.).Handbook of research on Science Teaching and Learning. New York: Macmillan, 1994, p. 301-326.

GABEL, D.L.; BRINER, D.; HAINES, D. Modeling with magnets ”“ A unified approach tochemistry problem solving.The Science Teacher, March 1992, p. 58-63.

GABEL, D.; SHERWOOD, R. The effect of student manipulation of molecular models on chemistryachievement according to Piagetian level. Journal of Science Teaching, 1980, v. 17, n. 1, p. 75-81.

GARNET, P.J.; GARNET. P.J.; HACKING, M. W. Students’ alternative conceptions in chemistry:A review of research and implications for teaching and learning. Studies in Science Education, 1995,n. 25, p. 69-95.

GRIFFITHS, A.K.; PRESTON, K.R. Grade-12 students’ misconceptions relating to fundamentalcharacteristics at atoms and molecules. Journal of Research in Science Teaching, 1992, v. 29, n. 6, p.611-628.

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola,1999, n. 10, p. 43-49.

GIORDAN, Marcelo. O computador no ensino de ciências: breve revisão crítica acerca de algumasformas de uso. Ciência e Educação. No prelo. 2005.

HOFFMANN, R.; LAZLO, R. Representation in chemistry. Angewandte Chemie, 1991, v. 30, p. 1-16.

JONSTONE, A.H. The Development of chemistry teaching: A changing response to changingdemand. Journal of Chemical Education, 1993, n. 70, p. 701-704.

JONSTONE, A.H. Why is science difficult to learn? Things are seldom what they seem. Journalof Computerized Assisted Learning, 1991, n. 7, p. 75-83.

JONSTONE, A.H.; LETTON, K.M. Investigating undergraduate lab work. Education inChemistry, 1990, n. 28, p. 81-83.

KERNIGHAN, B.; RITCHIE, D. C, a linguagem de programação: padrão ANSI, Rio de Janeiro:Campus, 1989.

KISER, L. Interaction of spatial visualization with computer enhanced and traditional presentationsof linear absolute value inequalities. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching,1990, v. 10, p. 85-96.

KOZMA, R.B. Learning with media. Review of Educational Research, 1991, n. 61, p. 179-211.

KOZMA, R.B.; CHIN, E.; RUSSELL, J.; MARX, N. The roles of presentations and tools in thechemistry laboratory and their implications for chemistry instruction. Journal of the LearningSciences, 2000, v. 9, n. 2, p. 105-143.

KOZMA, R.B.; RUSSELL, J. Multimedia and understanding: Expert and novice responses todifferent representations of chemical phenomena. Journal of Research in Science Teaching, 1997, n.34, p. 949-968.

KOZMA, R.B.; RUSSELL, J.; JONES, T.; MARX, N.; DAVIS, J. The use of multiple, linked rep-resentations to facilitate science understanding. In: VOSNIADOU, R.G.S.; DECORTE, E.;MANDEL, H. (Eds.). International perspective on the psychological foundations of technology-basedlearning environments(p. 41-60). Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1996.

KRAJCIK, J.S. Developing students’ understanding of chemical concepts. In: GLYNN, S.M.;YEANY, R.H.; BRITTON, B.K. (Eds.). The psychology of learning science: international perspectiveon the psychological foundations of technology-based learning environments (p. 117-145).Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1991.

NYE, M.J. From chemical philosophy to theoretical chemistry. Berkeley, CA: University of CaliforniaPress, 1993.

PAIVIO, A. Mental representations: a dual-coding approach. New York: Oxford University Press, 1986.

PONDER, J.W.; RICHARDS, F.M. An efficient newton-like method for molecular mechanics energyminimization of large molecules.Journal of Computational Chemistry, 1987, n. 8, p. 1.016-1.024.

RODRIGUEZ, W. E. A dual approach to engineering design visualization. Engineering DesignGraphics Journal, 1990, v. 54, n. 3, p. 36-43.

RUSSEL, J.; KOZMA, R. 4M:Chem-multimedia and mental models in chemistry. Journal ofChemical Education, 1994, n. 71, p. 669-670.

SAWYER, B.A. Concept learning versus problem solving: revisited. Journal of Chemical Education,1990, n. 67, p. 253-254.

SEDDON, G.M.; MOORE, R.G. An unexpected effect in the use of models for teaching thevisualization of rotation in molecular structures. European Journal of Science Education, 1986, n.8, p. 79-86.

SEDDON, G. M.; SHUBBER, K. E. The effects of color in teaching the visualization of rotationin diagrams of three dimensional structures. British Educational Research Journal, 1985, n. 11, p.227-239.

SMIT, K.; METZ, P. Evaluating student understanding of solution chemistry through microscopicrepresentations. Journal of Chemical Education, 1996, v. 73, p. 233-235.

TALLEY, L. The use of three-dimensional visualization as a moderator in the higher cognitivelearning of concepts in college level chemistry. Journal of Research in Science Teaching, 1973, v. 12,p. 41-43.

TUCKEY, H.; SELVARATNAM, M.; BRADLEY, J. Identification and rectification of studentdifficulties concerning three-dimensional structures, rotation and reflection. Journal of ChemicalEducation, 1991, v. 68, n. 6, p. 460-464.

WILEY, S.E. Computer graphics and the development of visual perceptions in engeneering graphicscurricula. Engineering Design Graphics Journal, 1990, v. 54, n. 3, p. 39-43.

WILLIAMSON, V. M.; ABRAHAM, M. R. The effects of computer animation on the particulatemental models of college chemistry students, Journal of Research in Science Teaching, 1995, v. 32,p. 521-534.

WU, H.; KRAJCIK, J.S.; SOLOWAY, E. Promoting understanding of chemical representations:students’ use of visualization tool in the classroom. Journal of Research in Science Teaching, 2001,v. 38, n. 7, p. 821-842.

Downloads

Publicado

31.03.2006

Como Citar

Giordan, M., & Góis, J. (2006). Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares. Linhas Crí­ticas, 11(21), 285–302. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3255

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.