A formação continuada em Mato Grosso

um olhar para as narrativas oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30545

Palavras-chave:

Política de Formação Continuada de Mato Grosso, Documentos Orientativos, Narrativas oficiais

Resumo

Este artigo consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado, cujas reflexões partem de uma análise interpretativa das narrativas oficiais presentes na Política de Formação Continuada de Mato Grosso. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa narrativa, defendidos por Clandinin e Connelly (2015), e objetiva-se compreender a organização do modelo formativo da rede pública de ensino, segundo as narrativas oficiais. Tal modelo é fruto de um itinerário formativo marcado por instabilidades e limitações oriundas de oscilações na construção das narrativas político-pedagógicas que articulam a formação aos índices de proficiência dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rosimeire Dias de Camargo, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá (2017). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Possui graduação em Pedagogia (1996) e mestrado em educação (2012), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Cáceres. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso (2000). E-mail: rosicamargo@unemat.br

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1985) e Mestrado em Educação Pública (1995), pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Editora da Revista de Educação Pública. E-mail: filarrudamonteiro@gmail.com

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Publicado

23.07.2020

Como Citar

Dias de Camargo, R., & de Arruda Monteiro, F. M. (2020). A formação continuada em Mato Grosso: um olhar para as narrativas oficiais. Linhas Crí­ticas, 26, e30545. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30545

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