Associação de educação católica: uma proposta de educação pública não-estatal

Autores

  • Lúcia Maria da Franca Rocha

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2907

Palavras-chave:

Educação católica;, Público;, Privado;, Igreja;, Educação comunitária

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a relação público-privado na educação brasileira contemporânea, a partir da posição da igreja, que durante a Assembléia Nacional Constituinte (1987/1988) apresentou sua proposta educacional na qual considerava as escolas confessionais como instituições públicas não-estatais. O grupo católico procurou desvincular as duas noções: público e estatal. Essa questão situa-se numa discussão mais ampla sobre o público e o privado que ganha novos contornos principalmente a partir do momento em que se questiona o papel do Estado, não somente em relação ao setor social, mas também quanto a sua participação na vida econômica. A partir dessa constatação, a pesquisa procurou entender como a concepção de público não-estatal foi abordada e discutida pela Associação de Educação Católica (AEC) criada em 1945, com a finalidade de congregar as instituições educacionais católicas. A reconstituição histórica da AEC evidenciou que sua trajetória foi marcada por urna postura conservadora e elitista, posicionando-se, contrariamente, em relação à escola pública. Após a Conferência de Puebla, a AEC iniciou uma reflexão a respeito da educação católica formal voltada para as camadas populares, ou seja, na perspectiva da opção preferencial pelos pobres. A partir desse posicionamento a igreja desejava que se estabelecesse uma distinção entre escola pública estatal e escola pública não-estatal e que a legislação garantisse recursos para ambas, uma vez que a escola pública não- estatal distanciava-se do lucro para manter-se coerente com a opção preferencial pelos pobres, sendo a escola-serviço à comunidade, serviço aos pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.12.2002

Como Citar

Rocha, L. M. da F. (2002). Associação de educação católica: uma proposta de educação pública não-estatal. Linhas Crí­ticas, 7(13), 255–264. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2907

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.