Experiências de estudantes em cálculo 1
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23172Palavras-chave:
Experiência, Relação dialógica, Estudantes de Cálculo 1Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar possibilidades de experiências de estudantes em aulas de Cálculo 1, especificamente em relação ao conteúdo Derivada. As escolhas teóricas foram conduzidas em torno da relação dialógica e da dimensão da experiência como campos de subjetividades no qual se assenta a problemática do Cálculo 1. Delineou-se uma análise de conteúdo com aspectos interpretativos e descritivos por meio dos quais se constituiu este estudo junto a 186 estudantes de cursos de Engenharias e Licenciaturas matriculados em uma Universidade Pública Federal. A coleta de dados que ora se destaca ocorreu em abordagens reveladoras de hipóteses subjetivas identificáveis a partir dos relatos dos sujeitos investigados. Concluiu-se que a experiência em aulas de Cálculo 1 tem sentidos de reciprocidade na ação de mão dupla que engloba conteúdos e sujeitos da experiência; de unicidade, pela subjetividade e identidade de cada sujeito; de imprevisibilidade, pelas incertezas, perigos e possibilidades da experiência; de temporalidade, pois prescinde o reconhecimento de tempos e espaços distintos aos sujeitos da experiência. Os sujeitos investigados deixaram transparecer aspectos aparentemente contraditórios que, todavia, denotaram complementaridades. Os estudantes revelaram emoções, sentimentos, angústias, mostraram-se incipientes, revelando marcas das experiências que se consolidam na relação que se estabelece em aulas de Cálculo 1.
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