Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.22498

Palavras-chave:

Direito à educação, Intervenção Pedagógica, Reconhecimento dos direitos

Resumo

O texto objetiva refletir sobre como o direito à educação tem sido concebido, vivido e percebido pelos professores da Educação Básica e de que modo as práticas de intervenção pedagógica favorecem seu reconhecimento. As reflexões consideram narrativas produzidas por professores atuantes no Ensino Fundamental de uma rede pública municipal sul brasileira. Foram utilizados na construção dos dados: análise documental, instrumento semi-estruturado e Grupo Focal. Entre os achados da pesquisa estão cinco culturas de intervenção pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pró-Reitora Acadêmica, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e Co-editora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. Coordena o Observatório de Educação da mesma instituição. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa.

Caroline Caldas Lemons, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul.   Bolsista Prosuc/Capes. Professora na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.   

Referências

Andrade, M. (2013). É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humano. Educação, 36(1), 21–27. Retrieved from http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12294

Bobbio, N. (1992). A era dos direitos. (C. N. Coutinho, Trans.) (11th ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Botía, A. B. (2002). “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 3(1), 1–26. Retrieved from https://redie.uabc.mx/redie/article/viewFile/49/91

Brasil. (1990). Lei no 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Retrieved from www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm

Brasil. (1996). Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Candau, V. M. F., & Sacavino, S. B. (2013). Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, 36(1), 59–66. Retrieved from http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12319

Cunha, A. G. (2012). Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon. Retrieved from http://ucs.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788586368899/pages/363

Freire, P. (2013). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (45th ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Honneth, A. (2003). Luta por reconhecimento: A gramática moral dos conflitos sociais. (L. Repa, Trans.). São Paulo: Editora 34.

McCowan, T. (2011). O direito universal à educação: Silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa, 6(1), 9–20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0001

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

Oliveira, M. K. de. (1997). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Reale, M. (2002). Lições preliminares de direito (27th ed.). São Paulo: Saraiva.

Vigotskii, L. S., Luria, A. R., & Leontiev, A. N. (2001). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (M. P. Villalobos, Trans.) (7th ed.). São Paulo: Ícone.

Downloads

Publicado

24.03.2020

Como Citar

Stecanela, N., & Lemons, C. C. (2020). Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação. Linhas Crí­ticas, 25, e22498. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.22498

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.