Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.22498Palavras-chave:
Direito à educação, Intervenção Pedagógica, Reconhecimento dos direitosResumo
O texto objetiva refletir sobre como o direito à educação tem sido concebido, vivido e percebido pelos professores da Educação Básica e de que modo as práticas de intervenção pedagógica favorecem seu reconhecimento. As reflexões consideram narrativas produzidas por professores atuantes no Ensino Fundamental de uma rede pública municipal sul brasileira. Foram utilizados na construção dos dados: análise documental, instrumento semi-estruturado e Grupo Focal. Entre os achados da pesquisa estão cinco culturas de intervenção pedagógica.
Downloads
Referências
Andrade, M. (2013). É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humano. Educação, 36(1), 21–27. Retrieved from http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12294
Bobbio, N. (1992). A era dos direitos. (C. N. Coutinho, Trans.) (11th ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Botía, A. B. (2002). “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 3(1), 1–26. Retrieved from https://redie.uabc.mx/redie/article/viewFile/49/91
Brasil. (1990). Lei no 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Retrieved from www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm
Brasil. (1996). Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Candau, V. M. F., & Sacavino, S. B. (2013). Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, 36(1), 59–66. Retrieved from http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12319
Cunha, A. G. (2012). Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon. Retrieved from http://ucs.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788586368899/pages/363
Freire, P. (2013). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (45th ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Honneth, A. (2003). Luta por reconhecimento: A gramática moral dos conflitos sociais. (L. Repa, Trans.). São Paulo: Editora 34.
McCowan, T. (2011). O direito universal à educação: Silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa, 6(1), 9–20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0001
Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.
Oliveira, M. K. de. (1997). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.
Reale, M. (2002). Lições preliminares de direito (27th ed.). São Paulo: Saraiva.
Vigotskii, L. S., Luria, A. R., & Leontiev, A. N. (2001). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (M. P. Villalobos, Trans.) (7th ed.). São Paulo: Ícone.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.