La obligatoriedad de La matricula em La pré- escuela del campo: um debate necesario

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4904

Palabras clave:

Obligatoriedad, Educación infantil, Assentamientos de Familias

Resumen

El artículo es el resultado de investigar cualitativa y etnográficamente el assentamiento de los Trabalhadores Sem Terra - Integração Gaúcha / IRGA, ubicados em Eldorado do Sul/RS. El presente estudio forma parte de las Políticas Públicas para la Educación Infantil; y pretende conocer las perspectivas de las familias rurales, en relación a La Ley 12.796/13, la cual se encarga de regular la inscripción obligatoria de los niños de cuatro años en la Educación Infantil. A través de este análisis determinaremos el deseo de los niños a una participación en una vida familiar en entorno rurales, y que la matrícula em Educación Infantil sea uma opción por y para las famílias.

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Biografía del autor/a

Simone Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG). Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil- MIEIB e Membro da Coordenação do Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil- FGEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, e seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da educação infantil, infâncias, famílias, contextos familiares e políticas e pedagogias para a pequena infância.

Crisliane Boito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Bolsista de Iniciação Científica BIC/UFRGS por três anos, envolvida em projetos de pesquisa relacionados a Educação Infantil e a Educação Infantil do Campo. Mestranda na Linha de Pesquisa Estudos da Infância na Faculdade Deferal do Rio Grande do Sul.Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI. Participou como Assistente de Pesquisa do Núcleo Regional Sul na Pesquisa Nacional de Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras em Territórios Rurais Brasileiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da Educação Infantil, Educação Infantil do Campo, Infâncias, Políticas e Pedagogias para a pequena Infância. Atualmente é Monitora de Turno Integral na Educação Infantil da Escola Marista Rosário em Porto Alegre.

Citas

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Publicado

2017-02-14

Cómo citar

Albuquerque, S. S. de, & Boito, C. (2017). La obligatoriedad de La matricula em La pré- escuela del campo: um debate necesario. Linhas Críticas, 22(48), 384–404. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4904

Número

Sección

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

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