Políticas de responsabilización y gestión escolar en la educación básica brasilera
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4367Palabras clave:
Gestión escolar, Políticas de responsabilización, Educación básicaResumen
Nuestro objetivo es identificar las dificultades del trabajo del director escolar para atender las expectativas, ya sean de la comunidad escolar o de la administración educacional, a partir de investigaciones entre las que se destaca el survey “O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil” [El Trabajo Docente en la Educación Básica en Brasil], iniciado en 2009. Se muestra que las exigencias de construir colectivamente la gestión escolar, debido a las reformas de los sistemas escolares de las dos últimas décadas, tienen lugar al mismo tiempo que las escuelas deben responder a los imperativos que conllevan las políticas de responsabilización, que asocian resultados a las premiaciones de los docentes. Responzabilizados por alcanzar los mejores índices de desempeño escolar los directores actúan en un campo de tensiones entre la autonomía y el control.
Descargas
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Políticas educativas e autoavaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência. Estudos de Avaliação Educacional. São Paulo, v. 21, n. 46, p. 343-362, maio/ago. 2010.
BALL, Stephan. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, v. 15, n.02, p.03-23, 2002.
BALL, Stephan. Performatividade, Privatização e pós-Estado de Bem-Estar. Educação &Sociedade, Campinas/SP, v.25, n.89, p. 1005-1026, set.-dez. 2004.
BALL, Stephan. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p.539-554, set.-dez. 2005.
BARBOSA, Liliane Cecília de Miranda. O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações para gestores escolares e professores: o caso das escolas públicas de Formiga - MG. 2013. (267 f.) Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
BARROSO, João. L’autonomie et la gestion de l’école publique : entre le marché, le managérialisme et la démocracie. In : L’Europe de l’éducation, entre management et politique. Sous la direction de DEROUET Jean-Louis et NORMAND, Romuald. Institut National de Recherche Pédagogique, Lyon, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18. ed., atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educaçãoescolar. Brasília: UnB, 2004. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/41408637/Conselhos-escolares-uma-estrategias-de-democratica-da-educacao-publica>. Acesso em: 20 jul. 2012. BRASIL. Lei n. 13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: <http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 26 jun. 2014.
CARVALHO, Luiz M. Governando a educação pelo espelho do perito: Uma análise do PISA como instrumento de regulação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v.30 n.109, set.-dez., 2009.
CATTONAR, Branka. Evolução do modo de regulação escolar e a reestruturação da função do diretor da escola, Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 44. p. 185-208, 2006.
DALE, Roger. Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v.11, n. 11, p. 13-30, 2008.
DEROUET, Jean-Louis. Entre a recuperação dos saberes oriundos da crítica e a construção dos padrões do “management” liberal: pesquisa, administração e política na França de 1975 a 2005. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Orgs). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DEROUET, Jean-Louis. Crise do projeto de democratização da educação e da formação ou crise de um modelo de democratização? Algumas reflexões a partir do caso francês (1980-2010). Educação & Sociedade, Campinas/SP v.31, n.112, jul.-set., 2010.
LESSARD, Claude. L’obligation de résultats en éducation: de quoi s’agit-il? Le contexte québecois d’une demande sociale, une rhétorique du changement et une extension de la recherche. In: LESSARD, C.; MEIREU, P. L’obligation de résultats en éducation. Les Presses de l’Université Laval , Québec, 2004.
LESSARD, Claude. Regulação múltipla e autonomia profissional dos professores: comparação entre o Quebec e o Canadá. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 44. p. 143-163. dez., 2006.
LIMA, Marcos Welington. As exigências de performatividade e seus impactos na identidade dos diretores escolares no município de Contagem-MG. 2011. (146 f.) Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.MORGADE, Graciela. Mujeres que dirigen poniendo el cuerpo : poder, autoridad y gênero en la escuela primaria. Buenos Aires: Noveduc, 2010.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. e ROSAR, Maria de Fátima Félix (Org.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v.25, n. 89, p.1027-1044, set.-dez., 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. Revista Brasileira Política e Administração da Educação. v. 25, n. 2, p. 197-210, maio-ago., 2009.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas consequências para os trabalhadores docentes. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, p.753-775, out., 2005.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, João Ferreira. et al. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Série Políticas e Gestão na Educação. MEC/INEP. 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Das políticas de governo à política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 32, n. 115 p. 323-337, abr.-jun., 2011.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho docente na Educação Básica no Brasil. (Relatório de pesquisa). GESTRADO, UFMG, 2010.
SANTOS, Dalvonete. As reformas educacionais e o trabalho do diretor escolar. 2009. (203 f.) Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação Universidade Vale do Rio Verde. UNICOR, 2009.
SARUBI, Erica. Reformas educacionais e gestão democrática: repercussões no trabalho dos diretores nas escolas municipais de Belo Horizonte. 2008. (189 f.) Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
SOUZA, Angelo Ricardo. Perfil da Gestão da escola pública no Brasil: um estudo sobre os diretores escolares e os aspectos da gestão democrática. Revista Ibero Americana de Educação, v.2 , n. 49, abr., 2008.
TENTI FANFANI, Emilio. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade. Campinas/SP, v. 28, n. 99, p. 335-353, maio-ago., 2007.
VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, MEC, 1993.
VAN ZANTEN, Agnès. Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 565-593, set.-dez., 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.