La formación dentro de los horizontes de la Unesco y la visión de la paideia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4016Palabras clave:
Educación, Unesco, Formación humanaResumen
Este artículo propone reflexionar brevemente sobre la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), con base en la comprensión de formación presente en sus informes oficiales. El referencial teórico adoptado para la reflexión propuesta está relacionado, en especial, a los conceptos referentes a la paideia aristotélica y su cuidado con la formación del ciudadano de la polis. Por cultivar la ética, la afirmación de lo humano y la importancia de la vida colectiva, la educación de la Grecia Clásica se volvió indispensable en este estudio para ayudar a ampliar la visión con relación al sentido de la formación en este inicio de siglo.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 2001.
_______. Metafísica, Tradução de Marcelo Perine. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Loyola, 2002, v. 2.
_______. Política. 3. ed. Tradução, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 1997.
CEPAL. Comissão Econômica para América Latina. Equidad, desarrollo y ciudadanía. México: Unesco, 2000. Disponível em http://www.eclac.org>. Acesso em: 14 maio 2010.
CHAUÃ, Marilena. Critica e Ideologia. Cadernos SEAF. Goiânia: Editora UFG, ano 1, n.1, p. 1-10, ago., 1978.
COÊLHO, Ildeu Moreira. A educação, a cultura e a invenção de uma outra escola. In: EPECO, 6. Campo Grande, 2003. Anais... CD-rom. ”“ ISBN 85-7598-014-9
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2.ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez/MEC/Unesco, 1999.
EVANGELISTA, Ely Guimarães dos Santos. A Unesco e o mundo da cultura. Goiânia: Editora UFG, 2003.
_______. Educação e mundialização. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.
FAURE, Edgar. A educação e o destino do homem. O Correio da Unesco. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, ano 1, n. 1, jan., 1993.
IANNI, Octavio. A política mudou de lugar. In: DOWBOR, Ladeslau. IANNI, Octavio. RESENDE, Paulo Edgar. Desafios da Globalização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997, p. 17-27.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: Unesco, 5 a 9 de março, 1990. Disponível em . Acesso em: 7 maio 2010.
VAZ, Henrique Claúdio de Lima. Cultura e universidade. Petrópolis: Vozes, 1966. (Coleção educar para a vida, 10).
WOLLF, Francis. Aristóteles e a política. 2. ed. Tradução de Thereza Christina F. Stummer e Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.