Las fichas de cultura del Sistema de Alfabetización Paulo Freire: un “Huevo de Colón”
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3988Palabras clave:
Cultura, Cultura Popular, Alfabetización, Paulo Freire, Fichas de culturaResumen
El artículo reanuda, inicialmente, las elaboraciones teóricas a respecto de la cultura y de la cultura popular que fundamentaron la creación de los centros y movimientos de cultura y educación popular, durante los años 1960. Presenta, a seguir, el concepto antropológico de cultura, asumido por Paulo Freire en el Sistema de Alfabetización de Adultos, cuya primera experiencia fue realizada en Angicos/RN, en 1963. Analiza el carácter innovador de las fichas de cultura, las cuales son motivadoras del proceso de alfabetización. Reproduce y comenta las imágenes artísticas de esas fichas, hechas por Francisco Brennand para el Programa Nacional de Alfabetización, que sería implantado en todo el país, pero que fue bruscamente interrumpido por el golpe militar del 31 de marzo de 1964.
Descargas
Citas
AÇÃO POPULAR. Educação popular. In: FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular; memória dos anos 60. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
CHAUÃ, Marilena. Seminários: O nacional e o popular na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1983.
ESTEVAM, Carlos. Cultura popular posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963; republicado por José Olympio, em 2002.
FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Ed. da UNE, 1963; republicado em 1965 pela Civilização Brasileira e reproduzido em Arte em Revista n. 3, março 1980. Na nova edição publicada pela José Olympio, em 2002: Cultura posta em questão; Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte, o texto é precedido de um prefácio esclarecedor. MEB ”“ Movimento de Educação de Base. Fundamentação do programa para 1965 ”“ 1ª parte: estudos sociais; 1.1 - cultura. Rio de Janeiro, 1965. 9 p., mimeo.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos; contribuição à história da educação brasileira. São Paulo Loyola, 1973: ou História da educação popular no Brasil; educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.
SOUZA, Elisa Motta Moreira de. Tipos nacionais do Brasil: interpretações literárias e olhares iconográficos. Monografia de conclusão no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, em 2009.
SOARES, Leôncio e FÁVERO, Osmar (Orgs.). I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília: UNESCO/MEC, 2009. Disponível no portal mec.gov.br/Coleção Educação para Todos v.33 e em
TERRA, Antonia. Antes da hora. In: FERNANDES, Calazans & TERRA, Antonia. 40 horas de esperança. O método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.