Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades

Autores/as

  • Eliezer Moreira Pacheco Ministério da Educação
  • Luiz Augusto Caldas Pereira Ministério da Educação
  • Moisés Domingos Sobrinho Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

Palabras clave:

Educação tecnológica;, Ciência;, Tecnologia;, Formação profissional;, Institutos federais

Resumen

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliezer Moreira Pacheco, Ministério da Educação

Mestre em História, ex-presidente do Inep/MEC e atual Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Luiz Augusto Caldas Pereira, Ministério da Educação

Mestre em Planejamento e Gestão de Cidades, ex-diretor do Cefet Campos e atual diretor de Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC

Moisés Domingos Sobrinho, Instituto Federal de Brasília

Doutor em Sociologia, professor da Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atuou como coordenador-geral de Estatísticas Especiais do Inep/MEC, coordenador-geral de Desenvolvimento e Modernização e diretor de Programas Especiais da Setec/MEC e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Brasília

Citas

BRASIL. Medida Provisória nº 1.549, de 14 de março de 1997. Dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios e dá outras providências. DiárioOficial da União, Brasília, 17 mar. 1997a.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Brasília, DF, 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 42, da Lei nº 9.394/96. Diário Oficial da União, Brasília, Edição nº 74, 18 abr. 1997b.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 646/97, de 14 de maio de 1997. Regula-menta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei nº 9.349 e do Decreto nº2.208, de 17 de abril de 1997, e dá outras providências. Diário Oficial da RepúblicaFederativa do Brasil, nº 56, Brasília, 15 mai. 1997c.

BRASIL. Projeto de Lei nº 4.183/04. Transforma o Centro Federal de Educação Tec-nológica do Paraná em Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Data da apresentação à Câmara dos Deputados: 29/10/04. Brasília, 2004.

BRASIL. Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processode integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituiçãodos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da RedeFederal de Educação Tecnológica.Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2007.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação,Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30dez. 2008a, Seção 1, p. 1.

BRASIL, Inep/MEC. Universidade e mundo do trabalho. Brasília: Inep/MEC, 2006(Coleção Educação Superior em debate, v. 3).

BRASIL. MEC/Setec. Concepção e diretrizes ”“ Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia. Brasília: MEC/Setec, 2008b.

BUNGE, Mário. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

CONSELHO DE DIRIGENTES DOS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO (CON-CEFET). Manifestação do Concefet sobre os Institutos Federais de Educação, Ciênciae Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, MEC,Setec, v. 1, n. 1, jun. 2008.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo:Edtora Unesp; Brasília: Flacso, 2005.

DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Universidade Tecnológica ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia? Disponível em. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos. Acesso em: 6 jan. 2009.

FÓRUM NACIONAL DOS DIRIGENTES DA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO/CONCEFET. O lugar da pesquisa, pós-graduação e inovação nos Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia. São Luís, XXXII REDITEC, 2008. Disponível emhttp://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3.

JAPIASSU, Hilton. A crise da razão e do saber objetivo. São Paulo: Letras & Letras, 1996.

LIMA FILHO, Domingos Leite; TAVARES, Adilson Gil. Universidade Tecnológica”“ concepções, limites e possibilidades. Curitiba: SINDOCEFET-PR, 2006.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tec-nológica. Brasília, MEC, Setec, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008.

MANFREDI, Sílvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional etecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, MEC, Setec,v. 1, n. 1, p. 23-37, jun. 2008.

PACHECO, Eliezer Moreira. Bases para uma Política Nacional de EPT(2008). Disponível em. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos. Acesso em: 8 jan. 2009.

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Disponível em. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos. Acesso em:10 jan. 2009.

SANTOS, Flávio Antônio dos et al. SEMINÁRIO NACIONAL CEFET E UNIVERSI-DADE TECNOLÓGICA: IDENTIDADES E MODELOS. Anais. Brasília, DF: Cefet-MG, 2005.

Publicado

2010-12-06

Cómo citar

Pacheco, E. M., Pereira, L. A. C., & Sobrinho, M. D. (2010). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, 16(30), 71–88. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

Número

Sección

Tema: Educação Profissional e tecnológica

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.