La educación infantil, el SAEB y el contexto generado por la Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33949

Palabras clave:

Educación infantil, Políticas de evaluación, Evaluación externa, Alfabetización, Covid-19

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir la inclusión de la Educación Infantil en SAEB y el posible escenario generado por Covid-19. Sistematiza los datos producidos a través de la revisión bibliográfica. Se discute esta inclusión basándose en documentos sobre SAEB, Covid-19 e investigaciones en el área de evaluación. Se llega a la conclusión de que existe un contexto previo que pretende anticipar el proceso de alfabetización para la etapa. Toma en cuenta que esta necesidad puede parecer más urgente en el horizonte pos pandémico, ya que el desafío de abordar el tema de la alfabetización puede incrementarse considerablemente, debido a la interrupción de las actividades de la escuela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virgínia Cecília da Rocha Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa "Infância, Juventude e Educação". Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI). E-mail: virginialouzada.feuerj@gmail.com

Citas

Bauer, A., Alavarse, O. M., & Oliveira, R. P. de. (2015). Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, 41(spe), 1367-1384. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607

Brasil. (1994). Portaria n°1.795, de 27 de dezembro de 1994 (Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2016/05/docpreliminarinep.pdf

Brasil. (1996). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2005). Portaria n° 931, de 21 de março de 2005. Ministério da Educação. http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria931_NovoSaeb.pdf

Brasil. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2012). Educação infantil: subsídios para construção de uma proposta de avaliação (Documento produzido pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria número 1.147/2011, do Ministério da Educação). http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11990-educacao-infantil-sitematica-avaliacao-pdf&category_slug=novembro-2012-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2013). Portaria n° 482, de 07 de junho de 2013 (Incorpora a Avaliação Nacional da Alfabetização [ANA] ao Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica [SAEB]). Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30677986/do1-2013-06-10-portaria-n-482-de-7-de-junho-de-2013-30677978

Brasil. (2016a). Portaria nº 369, de 05 de maio de 2016 (Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SINAEB). Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22793545/do1-2016-05-06-portaria-no-369-de-5-de-maio-de-2016-22793435

Brasil. (2016b). Portaria nº 981, de 25 de agosto de 2016 (Revoga a Portaria MEC nº 369 de 5 de maio de 2016, e dá outras providências). Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=47621-portaria-981-02set-pdf&category_slug=agosto-2016-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2017a). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2017b). Portaria MEC nº 826, de 07 de julho de 2017 (Dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação – PNME). Ministério de Educação. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=20&data=10/07/2017

Brasil. (2018). Portaria nº 1.100, de 26 de dezembro de 2018 (Estabelece as diretrizes para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019). Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57217372

Brasil. (2019). Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019 (Estabelece as diretrizes para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019). Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n%C2%BA-366-de-29-de-abril-de-2019-86232542

Brasil. (2020a). Parecer CNE/CP Nº 5/2020 (Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19). Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2020b). Parecer CNE/CP Nº 11/2020 (Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2020c). Portaria nº 458, de 05 de maio de 2020 (Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica). Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342

Campos, M. M., Bhering, E. B., Esposito, Y., Gimenes, N., Abuchaim, B., Valle, R., & Unbehaum, S. (2011). A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, 37(1), 15-33. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100002

Castelli, C. M., Cóssio, M. de F., & Delgado, A. C. C. (2015). Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantil. Linhas Críticas, 21(45), 405-424. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4570

Freitas, L. C. de. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, 33(119), 379-404. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004

Garcia, R. L. (1993). Discutindo a escola pública de educação infantil – a reorientação curricular. Em R. L. Garcia. Revisitando a pré-escola. Cortez.

Kramer, S., & Abramovay, M. (1985). Alfabetização na pré-escola: exigência ou necessidade. Cadernos de Pesquisa, (52), 103-107. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1367/1368

Louzada, V. (2017). A educação infantil no contexto das avaliações externas em larga escala. Appris.

Louzada, V., & Marques, R. (2015). Políticas de Regulação para a Educação no Brasil: interfaces entre currículo, avaliação e formação docente. Revista e-Curriculum, v. 13 (04), 711-732. https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/25244/18778

Neves, V. F. A. (2012). Avaliação na educação infantil: algumas reflexões. Anais da 35ª Reunião Científica da ANPEd. Porto de Galinhas. https://www.anped.org.br/biblioteca/item/avaliacao-na-educacao-infantil-algumas-reflexoes

Rosemberg, Fúlvia. (2013). Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, 43(148), 44-75. https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100004

Sampaio, C. S. (1993). Alfabetização na pré-escola. Em Garcia, R. L. (org.). Revisitando a pré-escola. Cortez.

Sousa, S. Z. (2018). Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais. Revista de Educação PUC – Campinas, 23(1), 65-78. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3958

Squires, J., Bricker, D., Twonby, E., & Potter, L. (2009). Ages and Stages Questionnaires, third edition (ASQ-3): User’s guide. Paul H. Brookes Publishing.

Publicado

2020-11-09

Cómo citar

da Rocha Louzada, V. C. (2020). La educación infantil, el SAEB y el contexto generado por la Covid-19. Linhas Críticas, 26, e33949. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33949

Número

Sección

Dosier: Tempo de pausa ou de crise?

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.