Perfil de tutor de cursos pela internet: o caso do Sebrae

Autores/as

  • Vani Moreira Kenski Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3341

Palabras clave:

Sebrae;, EAD;, Cursos on-line;, Tutor;, Competências;, Formação continuada

Resumen

Este texto relata alguns momentos da pesquisa feita com os tutores que atuam nos cursos via Internet do Sebrae. No primeiro momento da pesquisa foram definidos o perfil do tutor e as suas competências, a partir de levantamentos teóricos e seguidas consultas a profissionais que atuam na coordenação e nas tutorias dos cursos on-line do Sebrae. Em seguida, foi produzido um documento com os resultados desse levantamento. Esse documento foi distribuído e analisado pela totalidade dos tutores que atuam nos quatro cursos on-line oferecidos pelo Sebrae. A partir da análise das respostas dos tutores foi proposto um modelo de formação continuada de tutores para atuação em cursos on-line.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1990). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da “Site Educacional Ltda.”. Consultora do Sebrae. Pesquisadora do CNPq (vani@siteeducacional.com.br).

Citas

ALBUQUERQUE, Luciete Basto de. Formação contínua de tutores no/para o ensino a distância:representações dos tutores e professores-especialistas do curso de pedagogia a distância da UFMT.2005. Tese (doutorado), Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo.

BERGE, Zane. The Role of the Online Instructor/Facilitator.Disponível em: . Acessos em: out./dez. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação profissional:referenciais curriculares nacionaisda educação profissional de nível técnico. Brasília, 2000.

COADY, Jenny; GILHOOLY, Dolores; MACMANUS, Mabel; O’CONNELL, Mary. E-Moderatingand E-tivities. Waterford Institute of Technology, Cork Road, Waterford, Ireland. Disponível em:. Acessos em: out./dez. 2005.

DELORS, Jacques (Org.) et al. Educação:um tesouro a descobrir; relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o sécu1o XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: Unesco, 1998.

DENIS, Brigitte; WATLAND, Philip; PIROTTE, Sébastien; VERDAY, Nathalie. Roles andCompetencies of the e-Tutor. Networked Learning Conference 2004. Lancaster University. UK.Disponível em: .Acessos em: out./dez. 2005.

DÖDING, Magrit; MENDES, Rosana; KOVALSKI, Selma. O papel do monitor em cursos a distânciaatravés da Internet. VII CREAD. Congresso de Educação a distância. Mercosur. Florianópolis.2003. Disponível em: . Acessos em: out./dez. 2005.

FUENTE, Margarita de la; RIOS RAMÃREZ, José. Gonzalo. La tutoria, una estrategia para mejorarla calidad de la educación superior. In: Programas Institucionales de Tutorías. Serie Investigaciones,ANUIES, 2000. Disponivel em: . Acessos em: out./dez. 2005.

GARCÃA ARETIO, Lorenzo. Educación permanente:educación a distancia hoy. Madrid: UniversidadNacional de Educación a Distancia. Los Herreros, 1994.

GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 1994.

HERNÁNDEZ GUTIÉRREZ, Misael; RUIZ VILLAR, Maria Cristina; VALENCIA MARTHÉN,Ramón. La tutoria academica:una estrategia para la adquisición de valores. Universidad Veracruzana,2000. Disponível em: . Acessos em: dez. 2005.

MASUDA, Masako Oya. Sistema de tutoria nos cursos do centro de educação superior a distânciado estado do Rio de Janeiro. In: Salto para o Futuro. Educação a Distância na universidade do séculoXXI. Boletim 2003. Disponível em: . Acesso em: out./dez. 2005.

PRIMO, Lane. “Avaliação de competências em cursos de ead: relato de experiência”. BoletimTécnico do SENAC. Disponível em: . Acessoem: dez. 2005.

SALMON, Gilly. All things in Moderation. Disponível em: <http://www.atimod.com/>. Acesso em:dez. 2005.

______. E-moderating:The Key to Teaching and Learning Online (2nd Edition). New York:Routledge/Falmer. 2003.

SEBRAE. Educação Sebrae pela Internet. Manual do Tutor. Versão preliminar. Documento em PDF.Ago. 2005.

SEBRAE. Referenciais educacionais do Sebrae. Documento em PDF. 2006.

______. Referenciais para uma nova práxis educacional. 2. ed. Documento digitado. Versão emPDF. Nov. 2001.

______. Conselho Deliberativo Nacional. Direcionamento Estratégico do Sistema Sebrae. 2006 /2010. Texto digitado. Versão em PDF.

______. Equipe Sebrae de EAD pela internet. “Orientex Composto”. 2005.

SEDUC-MG, Projeto Veredas. Formação Superior de Professores. Proposta pedagógica. Disponívelem: . Acessos em: out./dez. 2005.

SENAI, DN. Metodologia [de] avaliação e certificação de competências. Brasília. 2002.

______, DN. Metodologia [para] elaboração de perfis profissionais. Brasília. 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Trad: Francisco Pereira. Petrópolis:Vozes, 2002.

UNED. Reglamento Del profesor-tutor de la Uned, 13 de Julio de 1990. In: Boletín Informativode Profesores. Normativas sobre el profesor-tutor. Uned, Madrid: Impresos Y Revistas, 1994.

Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Kenski, V. M. (2007). Perfil de tutor de cursos pela internet: o caso do Sebrae. Linhas Críticas, 13(24), 53–76. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3341

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.