Perfil de tutor de cursos pela internet: o caso do Sebrae
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3341Palabras clave:
Sebrae;, EAD;, Cursos on-line;, Tutor;, Competências;, Formação continuadaResumen
Este texto relata alguns momentos da pesquisa feita com os tutores que atuam nos cursos via Internet do Sebrae. No primeiro momento da pesquisa foram definidos o perfil do tutor e as suas competências, a partir de levantamentos teóricos e seguidas consultas a profissionais que atuam na coordenação e nas tutorias dos cursos on-line do Sebrae. Em seguida, foi produzido um documento com os resultados desse levantamento. Esse documento foi distribuído e analisado pela totalidade dos tutores que atuam nos quatro cursos on-line oferecidos pelo Sebrae. A partir da análise das respostas dos tutores foi proposto um modelo de formação continuada de tutores para atuação em cursos on-line.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Luciete Basto de. Formação contínua de tutores no/para o ensino a distância:representações dos tutores e professores-especialistas do curso de pedagogia a distância da UFMT.2005. Tese (doutorado), Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo.
BERGE, Zane. The Role of the Online Instructor/Facilitator.Disponível em: . Acessos em: out./dez. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação profissional:referenciais curriculares nacionaisda educação profissional de nível técnico. Brasília, 2000.
COADY, Jenny; GILHOOLY, Dolores; MACMANUS, Mabel; O’CONNELL, Mary. E-Moderatingand E-tivities. Waterford Institute of Technology, Cork Road, Waterford, Ireland. Disponível em:. Acessos em: out./dez. 2005.
DELORS, Jacques (Org.) et al. Educação:um tesouro a descobrir; relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o sécu1o XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: Unesco, 1998.
DENIS, Brigitte; WATLAND, Philip; PIROTTE, Sébastien; VERDAY, Nathalie. Roles andCompetencies of the e-Tutor. Networked Learning Conference 2004. Lancaster University. UK.Disponível em: .Acessos em: out./dez. 2005.
DÖDING, Magrit; MENDES, Rosana; KOVALSKI, Selma. O papel do monitor em cursos a distânciaatravés da Internet. VII CREAD. Congresso de Educação a distância. Mercosur. Florianópolis.2003. Disponível em: . Acessos em: out./dez. 2005.
FUENTE, Margarita de la; RIOS RAMÃREZ, José. Gonzalo. La tutoria, una estrategia para mejorarla calidad de la educación superior. In: Programas Institucionales de Tutorías. Serie Investigaciones,ANUIES, 2000. Disponivel em: . Acessos em: out./dez. 2005.
GARCÃA ARETIO, Lorenzo. Educación permanente:educación a distancia hoy. Madrid: UniversidadNacional de Educación a Distancia. Los Herreros, 1994.
GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 1994.
HERNÁNDEZ GUTIÉRREZ, Misael; RUIZ VILLAR, Maria Cristina; VALENCIA MARTHÉN,Ramón. La tutoria academica:una estrategia para la adquisición de valores. Universidad Veracruzana,2000. Disponível em: . Acessos em: dez. 2005.
MASUDA, Masako Oya. Sistema de tutoria nos cursos do centro de educação superior a distânciado estado do Rio de Janeiro. In: Salto para o Futuro. Educação a Distância na universidade do séculoXXI. Boletim 2003. Disponível em: . Acesso em: out./dez. 2005.
PRIMO, Lane. “Avaliação de competências em cursos de ead: relato de experiência”. BoletimTécnico do SENAC. Disponível em: . Acessoem: dez. 2005.
SALMON, Gilly. All things in Moderation. Disponível em: <http://www.atimod.com/>. Acesso em:dez. 2005.
______. E-moderating:The Key to Teaching and Learning Online (2nd Edition). New York:Routledge/Falmer. 2003.
SEBRAE. Educação Sebrae pela Internet. Manual do Tutor. Versão preliminar. Documento em PDF.Ago. 2005.
SEBRAE. Referenciais educacionais do Sebrae. Documento em PDF. 2006.
______. Referenciais para uma nova práxis educacional. 2. ed. Documento digitado. Versão emPDF. Nov. 2001.
______. Conselho Deliberativo Nacional. Direcionamento Estratégico do Sistema Sebrae. 2006 /2010. Texto digitado. Versão em PDF.
______. Equipe Sebrae de EAD pela internet. “Orientex Composto”. 2005.
SEDUC-MG, Projeto Veredas. Formação Superior de Professores. Proposta pedagógica. Disponívelem: . Acessos em: out./dez. 2005.
SENAI, DN. Metodologia [de] avaliação e certificação de competências. Brasília. 2002.
______, DN. Metodologia [para] elaboração de perfis profissionais. Brasília. 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Trad: Francisco Pereira. Petrópolis:Vozes, 2002.
UNED. Reglamento Del profesor-tutor de la Uned, 13 de Julio de 1990. In: Boletín Informativode Profesores. Normativas sobre el profesor-tutor. Uned, Madrid: Impresos Y Revistas, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.