Educação inclusiva: significado e realidade

Autores/as

  • Maria das Graças Viana Bragança Universidade Católica de Brasília
  • Zélia Maria Freire de Oliveira Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3243

Palabras clave:

Educação inclusiva;, Pessoas excluídas;, Ações afirmativas

Resumen

O presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. 

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Citas

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Publicado

2006-03-31

Cómo citar

Bragança, M. das G. V., & Oliveira, Z. M. F. de. (2006). Educação inclusiva: significado e realidade. Linhas Críticas, 11(21), 217–228. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3243

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