A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3191Palabras clave:
Participação;, Comunidade escolar;, Prática democrática;, Gestão escolarResumen
O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.