Formação de Professores: uma proposta para a educação superior

Autores/as

  • Lílian Anna Wachowick

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886

Palabras clave:

Princípios da aprendizagem;, Articulação da teoria com a prática;, Pesquisa

Resumen

A formação de professores em nível superior tem sido realizada na PUC-PR através do Mestrado em Educação, para o exercício da profissão docente nas instituições de ensino superior (IES), e através das licenciaturas, para o exercício da profissão docente nas redes de ensino fundamental e médio. Em todos os níveis, a formação de professores deve pautar-se pelos princípios da aprendizagem, que neste artigo são definidos como sendo: a articulação da teoria com a prática; a interdisciplinaridade; a transformação do conhecimento em pensamento e a comunicação didática. A proposta para a formação de professores é a de um novo Curso de Pedagogia, como uma das licenciaturas historicamente existentes, e para a qual a demanda social vem crescendo fortemente, a partir das exigências da Lei de Diretrizes e Bases. A atividade fundamental no currículo do curso é a pesquisa, para a articulação da teoria com a prática.   

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Publicado

2002-10-30

Cómo citar

Wachowick, L. A. (2002). Formação de Professores: uma proposta para a educação superior. Linhas Críticas, 7(12), 55–70. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2886