A tecnologia, a ciência e seus modos de produção: representações de professores do ensino fundamental

Authors

  • Gilberto Lacerda dos Santos Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3338

Keywords:

Formação de professores;, Ciência e tecnologia;, Novo modo de produção do conhecimento

Abstract

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi a explicitação de representações de futuros professores de Ciências de três importantes universidades brasileiras, em formação para atuarem nas quatro primeiras séries do ensino fundamental (licenciandos em Pedagogia) acerca da Ciência, da Tecnologia e de seu modo de produção. As conclusões a que chegamos indicam que os futuros professores de Ciências brasileiros distanciam-se de uma atuação condizente com o Novo Modo de Produção do Conhecimento e que é necessária a adoção de um Novo Modo de Formação, estratégia fundamental para instrumentalizar adequadamente as novas gerações para a compreensão do empreendimento científico-tecnológico, novas gerações essas que, por meio do modo tradicional de formação científica e tecnológica, acabam inseridas em um círculo vicioso pautado seja pelo desinteresse sistemático por conteúdos de natureza científica e tecnológica, seja pela incompreensão da natureza social de tais conteúdos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilberto Lacerda dos Santos, Faculdade de Educação - UnB

Doutor em Educação pela Université de Laval (Canadá, 1995). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB, 2001). Professor Associado I da Faculdade de Educação da UnB ”“ DF (glacerda@unb.br).

References

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar a aprender. Anaisdo X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, p. 57-73. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Project 2001:benchmarks for science education. New York: Oxford University Press, 1993.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Science for allamericans. Washington: AAAS, 1989.

BERTHELOT, Michel. La conception de la fonction sociale de la science chez les enseignants québécois dessciences du secondaire et du collégial. Relatório de Pesquisa. Université Laval, Québec, Canadá, 1987.

BIZZO, Nelio. Ciências:fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2001.

BOYLE, Charles.; WHEALE, Peter. Introduction. In: BOYLE Charles.; WHEALE, Peter.; STURGESS,Bono. People, science and technology, a guide to advanced industrial society. Somerset: The HarvesterPress, 1984, p. 1-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Enfrentar e vencer desafios. Secretaria de Educação Superior,Brasília: Secretaria de Educação Superior, 2000.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.Brasília: Secretaria de Educação Básica, 1997.

BRUZZI, Rita Carolina Vereza. High school teacher's beliefs and practices about science life-worldconnections, and the teaching learning process. 1995. Tese (doutorado), Departamento de Currículoe Instrução. The Pennsylvania State University, Pennsylvania, Estados Unidos.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências:tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

CHALMERS, Alain. A fabricação da ciência. São Paulo: Edunesp, 1986.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble(France): La Pensée Sauvage, 1991.

CRONIN-JONES, Linda. L. Science Teaching biliefs and their influence on curriculum implementation:two case studies. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 38, n. 3, p. 235-250, 1991.

DAUSTER, Tania. Representações sociais e educação. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Linguagens,espaços e tempos no ensinar e aprender - Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,p. 49-56. Rio de Janeiro: DP&A., 2000.

DÉSAUTELS, Jacques; LAROCHELLE, Marie; GAGNÉ, Benoît; RUEL,. Françoise. La forma-tion à l’enseignement des sciences: le virage épistémologique. Didaskalia, Lyon (France), v. 1, n.1, p. 49-68, septembre 1993.

DÉSAUTELS, Jacques; LAROCHELLE, Marie. L’enseignement des sciences. Québec (Canada): LesPresses de l’Université Laval, 1995.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. In: ______. Durkheim. São Paulo: AbrilCultural, 1978 (Coleção Os Pensadores), p. 46-61.

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências:introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo:Edunesp, 1995.

GIBBONS, Michael; LIMOGES, Camille.; NOWOTNY, Helga.; SCHWARTZMAN, Simon;SCOTT, Peter.; TROW, Martin. The new production of knowledge:the dynamics of science andresearch in the contemporary societies. Londres: Sage, 1994.

GUILBERT, Louise; MELOCHE, Danielle. L’idée de science chez des enseignants en formation:un lien entre l’histoire des sciences et l’hétérogénéité des visions? Didaskalia, Lyon (France), v. 1,n. 2, p. 7-30, décembre 1993.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JODELET, Denise. Représentation sociale: phénomène, concept et théorie. In: MOSCOVICI,Serge (Org.). Psychologie sociale. Paris: PUF, 1991, p. 23-42.

KNORR-CETINA, Karin. The manufacture of knowledge:an essay on the constructivist and contextualnature of science. Oxford: Pergaman Press, 1981.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo de ciências. São Paulo: Edusp, 1987.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MCDERMOTT, Lillian C. A perspective on teacher preparation in physics ”“ other sciences: theneed for special science courses for teachers. American Journal of Physics, Boston (USA), v. 58, n. 8,p. 734-742, 1990.

MORENO MARINON, Mariano. Ciencia y construcción del pensamiento. Enseñanza de lasCiências, Barcelona (España), v. 4, n. 1, p. 57-63, 1986.

MORGAN, Kevin. Teacher and leadership education for scientific and technological literacy, FórumProject 2000+, Paris: Unesco, july 1993.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

______. The phenomenon of social representations. In: FARR, Robert; MOSCOVICI, Serge. (Eds.).Social representations. Cambridge: Cambridge University Press, 1984, p. 33-45.

ROSENBERG, Nathan. Inside the black box:technology and economics of industrial innovation.Harmondsworth: Penguin, 1982.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo:Cortez, 1995.

SANTOS, Gilberto Lacerda. As representações de professores de ciências sobre a tecnologia. Anais doIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília: Universidade de Brasília,1997.

______; BRUZZI, Rita Carolina Vereza. Uma abordagem histórico-crítica de ciência e tecnolo-gia como estratégia para a alfabetização científica e tecnológica. Linhas Críticas, Brasília. v. 2-3,n. 3-4, p. 131-138, 1997.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Edunesp, 1995.

SOBRAL, Fernanda A. F. Novas tendências do desenvolvimento científico e tecnológico. CorreioBrasiliense, Brasília, 18 jun. 2000, p. 16.

SOLTMAN, Jean-Paul. L’alphabétisation scientifique et technologique pour le développement. Anaisdo Fórum 2000+, Paris: Unesco, 1993.

TRIGUEIRO, Michelângelo; FIGUEIREDO, Vilma. O desenvolvimento científico-tecnológicoatual, globalização e democratização: dilemas e perspectivas. In: SOBRAL, Fernanda A. F.;MACIEL, Maria; TRIGUEIRO, Michelângelo. A alavanca de Arquimedes:ciência e tecnologia navirada do século. Brasília: Paralelo 15, 1998, p. 81-97.

WALKS, Louis. STS: Une nouvelle éthique de l’enseignement scientifique et technologique auxÉtats-Unis. In: FOUREZ, Gérard (Org.). Construire une éthique de l’enseignement scientifique.Namur (Belgique): Presses Universitaires de Namur, 1986, p. 46-67.

YARDLEY, Li. Sciente, technology and social change. Londres: Unwin Kyman, 1988.

Published

2007-11-30

How to Cite

Santos, G. L. dos. (2007). A tecnologia, a ciência e seus modos de produção: representações de professores do ensino fundamental. Linhas Críticas, 13(24), 21–36. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3338

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.