A infância - realidade ou utopia?

Authors

  • Carlos Alberto Magalhães Gomes Mota
  • Maria Gabriel Moreno Bulas Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2897

Keywords:

História;, Educação;, Infância;, Realidade;, Utopia

Abstract

A Infância terá sido um conceito criado de forma social. O "homem primitivo" compreendia que a criança não era um adulto, mas isso não modificava suas atitudes com a criança. Na Idade Antiga existiu o infanticídio e na Idade Média desconhecia-se o conceito de "Infância" - tese central de Ariès. Para Paulo Ghiraldelli Junior, a noção de Infância é moderna; o pós-modernismo não necessita dessa noção. Estamos próximos dessa abordagem. A Infância foi um conceito desenvolvido por pedagogos como J.-J. Rousseau, continuada pela Psicologia (S. Freud ou J. Piaget); a partir do estudo da criança como ser em maturação deixou de se discutir se a criança é ou não um "ser humano em miniatura". Hoje, com a chamada "Globalização", encontramos uma definição política de Infância que deixa de existir para os países pobres, porque existe apenas o produtor de bens. Assim, estamos muito longe de ter a Infância como período feliz da vida das pessoas. Inclusivamente existem crianças-soldados. Todos os países são cúmplices desta situação, que comporta até o infanticídio feminino na China.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2002-12-31

How to Cite

Mota, C. A. M. G., & Cruz, M. G. M. B. (2002). A infância - realidade ou utopia?. Linhas Críticas, 7(13), 165–174. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2897

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.