Aceitação ou rejeição: educação musical na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2834Palavras-chave:
Educação musical;, Aceitação musical;, Rejeição musical;, Ensino de música na escolaResumo
Este artigo propôs-se a analisar a aceitação ou a rejeição da educação musical na escola regular por alunos, professores, direção e comunidade. Tendo em vista a importância do ensino da música na escola, embora esteja havendo seu gradativo desaparecimento, analisa-se a sua aceitação ou rejeição, levando-se em conta os dados de pesquisas realizadas no município do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Os resultados apontaram que a disciplina na escola regular é rejeitada por ser considerada como complementar, supérflua, "ornamental" e isolada do resto do currículo, enquanto a aceitação é razoável nas quatro primeiras séries, pois todos a consideram como "uma brincadeira". Outros aspectos tais como causas da rejeição, referentes à metodologia usada e ao "barulho" produzido na aula de música são também estudados nesta pesquisa.
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