Práticas Curriculares na formação profissional

Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19421

Keywords:

Práticas curriculares, Narrativa, Transgressão

Abstract

O presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Inês Petrucci-Rosa, Universidade de Campinas

Maria Inês Petrucci-Rosa Livre-Docente em Educação Escolar e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora associada do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. É bolsista Produtividade CNPq, nível 2, coordenadora do Grupo de Estudos em Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) e membro do Grupo de Pesquisas em Ciência e Ensino (GePCe), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. É pesquisadora orientadora nos Programas de Pós Graduação em Educação e no Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP. Em 2015, desenvolveu estágio de pesquisa na Universidade de Brighton, sob a supervisão do prof. Ivor F. Goodson, com quem produziu alguns trabalhos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Currículo e de Ensino de Ciências, com temáticas relacionadas a produções e práticas curriculares em contexto escolar.

References

ABRAHÃO, M. H. M. B. (2007). Profissionalização docente e identidade”“ a invenção de si. Porto Alegre/RS, Educação - ano XXX (n. especial): p. 163”“185.

ALLIAUD, A. (2011). Narración de la experiencia: practica y formación docente, Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz Do Sul v.19 (n.2): p.92”“108.

BATISTA, C. R. (2010). O desencantamento do mundo em Infância em Berlim por volta de 1900, de Walter Benjamin. Belo Horizonte, UFMG, Cadernos Benjaminianos, v. 2, n.2, ago.

CARCAIOLI, G. F. (2014). Conhecimentos Ordinários, Currículos e Cultura: artes de fazer no acampamento Elizabeth Teixeira. FE/UNICAMP, Dissertação de Mestrado.

CARDOSO, A. M.; CHAMBEL, F. R. A.; MATIA, J. J. F. (2012). Processos de Mudança Como Possibilidade Do Desenvolvimento Profissional: Uma Narração Biográfica. Portugal: Universidade Católica Portuguesa.

CERTEAU, M. (1995). A Invenção do Cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes.

DÁVILA, P. V. (2011). La Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas. Una Estrategia de Reposicionamiento de Saberes, Conocimientos Y Actores En El Campo de La Formación Docente. Revista Educación Y Pedagogía, 23 (61): p.145”“155.

FACCIO, T. C. G. (2014). Materiais didáticos curriculares e identidades docentes: o caso dos sistemas privados de ensino em escolas municipais. FE/UNICAMP: Dissertação de Mestrado.

FIAD, R. S.; SILVA, L. L. M. (2009). “Escrita Na Formação Docente: Relatos de Estágio.” Maringá: Acta Scientiarum. Language and Culture v. 31 (n. 2): p. 123”“131.

FISCHMAN, G. E.; SALES, S. R. (2010). Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação, 15 (n.43).

FOUCAULT, M. (1986). A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Editora Forense.

GAGNEBIN, J-M. (2004). História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.

GALZERANI, M. C. B. (2002). Imagens entrecruzadas de infância e produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A.L.G.; DEMARTINI, Z.B.F.; PRADO, P.D. (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados.

GOMES, A. C. R. F.; COSTA, H. (2012). Fragmentos da Vida de um Professor: entre a etnografia e a (auto)biografia: relatório reflexivo e teoricamente fundamentado, Centro Regional das Beiras, Polo de Viseu: Universidade Católica Portuguesa.

GOMES, V. dos S.; DIAS, C. M. S.; GALIAZZI, M. do C. (2009) Saberes e Fazeres Identitários: a Narrativa produzindo professores educadores ambientais. Educação, 32(3): 301”“11.

GOODSON, I. F. (1995) Currículo: teoria e história. Petrópolis: Editora Vozes.

GOODSON, I. F. (2008) As Políticas de Currículo e de Escolarização: Abordagens Históricas. Petrópolis: Editora Vozes.

HERNÁNDEZ, B; HERNANDO, M.; VICTORIA, M.; FEDY, J. (2009). La Acción Educativa como Acción Narrativa. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales 8(2): 1255”“71.

LARROSA, J. (1994). Tecnologias do Eu e Educação, in: SILVA, Tomas Tadeu (org.), O Sujeito da Educação - Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Editora Vozes.

LEIBNIZ, G. W. (1974). Os Princípios da Filosofia ditos à Monadologia. In: Coleção Os Pensadores, 1.a edição. v. XIX. São Paulo: Abril Cultural.

MORETTI, R. C. (2014). Integração Curricular Interdisciplinar no Ensino Médio: histórias narradas por professores a partir do projeto PIBID Ciências da Natureza. FE/ UNICAMP: Dissertação (Mestrado em Educação).

MOURA, J. H. C. (2014). A noção de integração curricular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): o caso das Ciências da Natureza. FE/UNICAMP: Dissertação (Mestrado em Educação).

OKUBO, T. C. A. Q. (2012). Currículo em contextos: permeabilidades discursivas na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008). FE/UNICAMP: Tese de Doutorado em Educação.

OTTE, G. (1994). Linha, Choque e Mônada - tempo e espaço na obra tardia de Walter Benjamin. Teses, Belo Horizonte, v. 1994, p. 65-78.

PEREIRA, G. A.; ENGERS, M. E. A. (2009). Identidade Profissional Docente: Uma Construção Histórico-Sociocultural. Porto Alegre/RS: Educação, 32 (n.03).

PETRUCCI-ROSA, M. I.; CORRÊA, B.; RAMOS, T. A.; SOARES, A. J. (2011). Narrativas e Mônadas - potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Revista Currículo Sem Fronteiras, v.11, n.1, pp.198-217, Jan/Jun.

PETRUCCI-ROSA, M. I., RAMOS, T. A. (2015). Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 26, p. 141-160.

RAMOS, T. A. (2008). Culturas Escolares: o lugar da química e o consumo de propostas curriculares para o ensino médio. FE/UNICAMP: Dissertação (Mestrado em Educação).

RAMOS, T. A. (2012). Um estudo genealógico da constituição curricular do curso de licenciatura integrada em Química/Física da UNICAMP (1995 a 2011). FE/UNICAMP: Tese de Doutorado em Educação.

RAMPINI, E. A. (2011). Currículo e identidades docentes: o caso da Proposta Curricular da Secretaria do Estado de São Paulo. FE/UNICAMP: Dissertação (Mestrado em Educação).

ROZEK, M. (2013). A Narrativa e a Formação de Professores. Indagatio Didactica, vol. 5(2), outubro.

RUDD, T. e GOODSON, I.F. (2016). Refraction as a Tool for Understanding Action and Educational Orthodoxy and Transgression. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 99-110, jan./abr.

SCHNEIDER, P. R. (2005). A contradição da linguagem em Walter Benjamin. Porto Alegre, PUC/RS: Tese de doutorado.

SILVA, M. P. (2007). As Memórias de Professores sobre Sexualidade e o Currículo como Narrativa. FE/UNICAMP: Tese de Doutorado em Educação

Published

2018-11-20

How to Cite

Petrucci-Rosa, M. I. (2018). Práticas Curriculares na formação profissional: Uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão. Linhas Críticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19421

Issue

Section

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.