Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350794

Palavras-chave:

Criança, Brincadeira, Infraestrutura de Educação Física

Resumo

Proxêmica estuda a relação entre corpos e o espaço circundante. Nós a adotamos como modelo teórico-metodológico de pesquisa para observação participante em territórios de brincar arriscado. Para tanto, realizamos um estudo de campo em parques infantis. A partir do referencial mobilizado, identificamos que as crianças se auto-organizam e, de forma relacional, constroem padrões de aproximação corporal que refletem seus interesses na relação intergeracional ou entre pares. Frente a isto, encontramos na proxemia infantil uma possibilidade privilegiada de escuta e de desvelamento da participação das crianças, enfatizando como elas organizam a relação com o outro e com o território do brincar.

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Biografia do Autor

Giuliano Gomes Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos do Lazer. E-mail: ggapimentel@uem.br

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor Associado III do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres. E-mail: andremellovix@gmail.com

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Publicado

28.11.2023

Como Citar

Pimentel, G. G. de A., & Mello, A. da S. (2023). Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer. Linhas Crí­ticas, 29, e50794. https://doi.org/10.26512/lc29202350794

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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