Espelho de príncipe: reflexões a partir do Manual de Dhuoda
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5066Palavras-chave:
História da educação medieval, Dhuoda, Espelho de príncipe, Autoridade, LíderResumo
Apresentamos um estudo acerca do Manual de Dhuoda (século IX), visto por estudiosos da obra como Espelho de príncipe, um gênero literário, cuja finalidade era apresentar uma proposta de formação moral, política e religiosa para os jovens desse período. Com essa perspectiva, este estudo situa-se no campo da História da Educação Medieval, tendo como objetivo refletir acerca deste gênero literário como elemento pertinente à formação do nobre cristão. A partir desta perspectiva, tecemos reflexões ao sentido de autoridade e liderança; situaremos o contexto histórico e as formulações contidas no Manual de Dhuoda, explicitando em que medida sua proposta segue as premissas deste gênero literário.
Downloads
Referências
AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Caderno CEDES, vol.19, n.47. Campinas: dez. 1998, p. 1-13. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000400002>. Acesso em: 19 abr. 2016.ARENDT, Hannah. A crise na Educação(1961). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/hanna_arendt_crise_educacao.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2016.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CALVINO, Ãtalo. Porque ler clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SÃO BOAVENTURA. As seis asas do Serafim. In: Obras Escolhidas. Org. L. A. DE BONI. Caxias do Sul: Livraria Sulina Editora, 1985.
COSTA, Ricardo. O Espelho de Reis de Frei Álvaro Pais (c. 1275-1349) e seu conceito de tirania. In: MALEVAL, Maria do Amparo Tavares (Org.). Atas do III Encontro Internacional de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: Editora Ágora da Ilha, 2001, p. 338-344. Disponível em: <http://www.ricardocosta.com/artigo/o-espelho-de-reis-de-frei-alvaro-pais-c-1275-1349-e-seu-conceito-de-tirania>. Acesso em: 19 abr. 2016.
DHUODA. La Educación cristiana de mi hijo. Pamplona: Editora Eunate, 1995.
LAUAND, Luiz Jean. (Or g.). Educação, teatr o e matemática medievais. S ão Paulo : Perspectiva, 1986.
LE GOFF , Jacques. Mercadores e banqueiros da Idade Média. Lisboa: Gradiva , 1991.
MAGNE, Augusto. O m ais antigo documento da L íngua Francesa: ensaios s obre a parte francesa dos Juramentos de 842. Petrópolis: Vozes
MERI NO , Merino. Introduçã o. In: DHUODA. La Educ ación cristiana de mi hijo. Pamplona: Editora Eunate, 1995.
NUNES, Ruy. O dever d a fidelidade no manual de Dhuoda. In: SOUZA, J. A. C. R. (Org.). O reino e o sacerdócio: o pensamento político na Alta Idade Média. Porto Alegre: EDI PUCRS,
PERNOUD, Régine. A mulher no tempo das catedrais. Lisboa: Gradiva, 1984.
RICHÉ, Pierre. Intr odução. In: DHUODA. Manuel pour mon fils. Paris: Sources Chrétiennes, 19
SAN AGUSTÃN. Enarraciones sobre los salmos. Ma drid: MCMLXIV, 1964. Disponível em: <http://pt.scribd.com/d oc/97953175/San-Agustin-20-Narraciones-sobre-los-salmos-2>. Acesso em: 19 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
